A Roelofs, empresa holandesa que atua na área de desenvolvimento de projetos de infraestrutura urbana, iniciou a construção da primeira rodovia do mundo pavimentada com bioasfalto, material que utiliza lignina em substituição ao betume, composto altamente poluente de origem fóssil. A lignina é produzida pela empresa holandesa Avantium, uma empresa líder em tecnologia de química renovável.
Em colaboração com a província de Groningen, o projeto de demonstração visa testar a eficácia do novo biomaterial sustentável em um trecho de 250 metros da rodovia 987 entre as cidades de Siddeburen e Wagenborgen, no norte da Holanda. Esta iniciativa faz parte do projeto CHAPLIN XL, uma colaboração de grupos industriais e acadêmicos com o objetivo de demonstrar que a lignina como substituto do betume funciona efetivamente em escala e leva a uma redução significativa de CO2 na construção de estradas.
A Avantium desenvolve e comercializa tecnologias inovadoras para a produção de produtos químicos e materiais à base de plantas. Em sua biorrefinaria piloto DAWN em Delfzijl, Holanda, a Avantium converte matéria-prima lenhosa em açúcares industriais e lignina.
A lignina pode ser usada para geração de energia, mas também é adequada para muitas aplicações de alto valor, como o bioasfalto. Para esses testes, cerca de 1.000 kg de lignina Avantium foram adicionados ao asfalto para substituir uma parte do betume usado na produção da camada superior da estrada.
Annelie Jongerius, cientista sênior da Avantium e responsável pela área de recuperação de lignina, comentou que “Estamos entusiasmados em mostrar o potencial de nossa lignina para a produção de bioasfalto. É um ótimo exemplo de como cumprir a missão da Avantium de substituir produtos químicos e materiais de base fóssil por alternativas renováveis. "
Fonte: Portal Agrolink
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)