Como explicar a importância da sustentabilidade para as crianças
domingo, junho 06, 2021
Cuidar do planeta é uma ação que deve ser estimulada desde a infância para que os pequenos se tornem adultos com consciência ambiental e propaguem as práticas sustentáveis para as pessoas com as quais convivem. “Desde a primeira infância, toda ação da família é filmada, fotografada e copiada pela criança. Por isso, seria muito bacana termos modelos para estes bebês. Crianças que crescem em ambientes com exemplos e educação sobre sustentabilidade, certamente, colocarão este vetor como valores e levarão a temática para toda a sua vida”, afirma Marcus Nakagawa, professor da ESPM, coordenador do Centro ESPM de Desenvolvimento Socioambiental (CEDS), ganhador do Jabuti com o livro 101 Dias com Ações Mais Sustentáveis e TEDx Countdown Speaker.
Nesta Semana do Meio Ambiente, temas relacionados à preservação dos recursos naturais são amplamente abordados e surgem novas oportunidades para implementarmos novos hábitos em casa. Entretanto, segundo Taise Agostini, psicopedagoga clínica, institucional e influenciadora digital na área da educação, o processo de reconhecimento e valorização de atitudes sustentáveis deve ser realizado em conjunto, incluindo escola, família e comunidade. “As ações práticas podem e devem ser realizadas dentro e fora da sala de aula. As decisões tomadas pelas famílias podem influenciar o estilo de vida em que as crianças têm e, consequentemente, a aprendizagem sobre o assunto. Portanto, é preciso trabalhar em sintonia, muitas vezes, proporcionando a conscientização ambiental das famílias”, conta.
Para isso, a instituição de ensino pode planejar o projeto e atividades que sejam realizadas em casa e na escola, com a participação de todos. Taise explica que o professor pode partir de problemas enfrentados pela comunidade, município ou região em que a escola está inserida, tornando assim o desafio real e fácil de ser reconhecido por todos. “Há também muitos desenhos, músicas e filmes que podem ser assistidos e abordam o assunto de maneira leve e divertida.” No canal da psicopedagoga no Youtube, por exemplo, você pode encontrar diversos vídeos, em que ela sugere atividades interativas e jogos que pais e educadores podem realizar de forma lúdica.
Dicas de atividades sustentáveis em casa
A professora e alfabetizadora Lorena Carvalho reforça que é primordial adaptar a linguagem ao conversar com os pequenos. “Eu sempre falo para os meus alunos: ‘Na casa de vocês pode jogar lixo no chão? Não. Com o planeta não é diferente!’ Aqui, é a nossa casa e, a partir do momento que nos sentimos parte disso, pequenas atitudes diárias passam a fazer a diferença”, diz a educadora, que também é criadora da marca Professora Coruja que produz conteúdo pedagógico por meio de tutoriais, sequências didáticas, cursos on-line, vídeos, palestras e materiais para pais e professores.
Para te estimular a acrescentar mais atitudes sustentáveis na rotina das crianças, os entrevistados nos ajudaram a listar 10 dicas que vão te ajudar a colocar a transformação em prática!
1. Propor uma troca de brinquedos
Esse tópico é importante para iniciar uma conversa sobre o consumismo. A criança pode separar brinquedos em bom estado e trocar com outros amigos da sala. Vocês encontram até grupos online que já fazem isso, um deles é o Feira deTrocas, do Instituto Alana.
2. Fazer uma faxina e separar itens para doação
Nesta pandemia, acabamos ficando bastante tempo em casa e descobrimos um monte de objetos que temos e que não precisamos mais. No caso dos pequenos, muitos brinquedos e roupas têm se acumulado e podem ser entregues a pessoas que precisam de algum auxílio.
3. Confeccionar uma ecobag de tecido com as crianças
Na hora de ir ao mercado, em vez de usar várias sacolas de plástico que poluem, é possível confeccionar um sacola ecológica com tecido ou uma camiseta antiga. Esse pode ser um momento de diversão e arte, além de uma brincadeira que trabalha a criatividade da família.
4. Fazer a separação do lixo em casa
É uma excelente maneira de explicar para as crianças a importância de reciclar. Inicialmente, separe o lixo orgânico dos resíduos recicláveis, mostre o quanto de lixo a sua família produz e questione como vocês podem diminuir ou reutilizar.
5. Levar a criança à feira
Ao acompanhar os familiares, os pequenos aprendem mais sobre as frutas, legumes e verduras, em vez de do contato apenas com produtos industrializados. Quando estiver na feira, dê preferência a alimentos que não sejam embalados em plástico.
6. Montar uma horta caseira
Certamente, você já comeu uma comida gostosa com um tempero especial. Para ter uma hortinha caseira, é só adquirir a muda do tempero que sua família mais gosta e plantá-la em casa. Nesta matéria, inclusive, nós te damos sugestões de temperos fáceis de cultivar!
7. Estudar sobre os povos indígenas
Os indígenas possuem uma vida mais sustentável e ecológica, que respeita os recursos que natureza proporciona diariamente. Faça uma pesquisa de hábitos de diferentes povos indígenas e mostre como podemos aprender com a sabedoria desses povos.
8. Criar desafios
Proponha um dia para desligar a televisão e os aparelhos eletrônicos por uma hora. Durante esse período, os familiares podem contar uma história, cantar músicas ou realizar uma brincadeira! Outra sugestão é desafiar a criança a tomar banho em até 5 minutos, o que vai contribuir para a economia de água e energia.
9. Recolher as pilhas usadas
Faça caixas coloridas ou reutilize garrafas PET para guardar pilhas usadas (bem fechadas, já que pode sair um líquido delas) e busque um local para a destinação correta. Em pontos de coleta voluntária ou alguns supermercados, geralmente, há locais com essa finalidade.
10. Jogar um bingo da sustentabilidade
Mais do que falar o que deve ser feito, instigue as crianças. Pergunte quais atitudes elas acham que podem ser adotadas para uma vida sustentável. Escreva uma lista com duas ou três atitudes e, ao longo do tempo, acrescente outras atitudes. (Mas não adianta fazer uma lista quilométrica de ações que não serão feitas!) Depois, coloque essa folha na geladeira e faça um check todos os dias quando vocês concretizarem alguma ação. Com essa atividade, a sensação de dever cumprido no final do dia vai ser muito satisfatória!
Fonte: Casa Vogue
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)