Plataforma de ESG ajuda empresas a criar valor com a sustentabilidade
terça-feira, fevereiro 02, 2021
A Grape ESG ensina como as empresas brasileiras podem integrar na estratégia a governança corporativa, social e ambiental e assim criar valor financeiro e de marca no médio e no longo prazo. Uma das iniciativas é o Café da Margem, um espaço que alia o lazer à disseminação de ações de sustentabilidade e economia circular.
Está no ar a plataforma Grape ESG, que concentra as melhores práticas de liderança sustentável e ESG, voltada para o mercado nacional e trazendo, também, conteúdo e boas práticas de todo o mundo. A plataforma também surge com o intuito de ser um ambiente no qual empresas, ciência, academia e poder público possam estar juntos discutindo de que forma o ESG pode ajudar a sociedade como um todo.
ESG é a sigla para Environmental, Social, Governance. Em português: Meio Ambiente, Social e Governança. O ESG mostra como uma empresa, independentemente de seu porte, se comporta e isso será determinante na sua capacidade de criar valor no presente e no futuro.
“Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Se antes tínhamos empresas orientadas a apenas gerar lucro para os seus shareholders, hoje isso já não é mais suficiente. A empresa precisa cuidar de todas as partes interessadas, dos seus clientes, dos seus fornecedores, do ecossistema no qual ela atua, dos seus acionistas e governos, porque isso é que vai fazê-la não só gerar valor, mas impedir que ela destrua valor”, afirma o CEO da plataforma Grape Global ESG, Ricardo Assumpção.
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, 72% das pessoas acreditam que pequenas e médias empresas podem transformar comunidades locais, com produtos e serviços. É necessário levar esse dado em consideração e ensinar como as empresas podem atuar de forma estratégica.
“Nossa rede traz anos de experiência acadêmica e expertise em estratégia, negócios e sustentabilidade, atuando com propósito em comunicação, desenvolvimento de projetos e negócios sustentáveis para criar valor e impacto positivo. Vamos inovar o modo que fazemos negócios para um Brasil e mundo mais sustentáveis”, ressalta Ricardo.
A plataforma promoverá cursos e eventos sobre ESG, além de prover o intercâmbio entre especialistas de várias partes do mundo, disseminando as boas práticas e a troca de experiências entre as organizações.
Café da Margem
A plataforma tem algumas prioridades, como a iniciativa Café da Margem, que abriu oficialmente no sábado, dia 12 de dezembro. O café é um espaço sustentável que unirá lazer, promoção da economia circular e conscientização sustentável, além de ajudar a revitalizar a região do Programa Novo Rio Pinheiros, promovendo a aproximação da sociedade com o rio.
Construído com 100% de materiais reutilizáveis, o Café da Margem pretende inspirar as pessoas, ensinando como todos podem fazer sua parte para cuidar do meio ambiente e fazendo entender como é possível melhorar ecossistemas locais, ajudando pequenos produtores e com zero geração de resíduos.
Os produtos comercializados no café são 100% naturais ou têm sua cadeia de valor monitorada da produção ao consumo, como é o caso dos produtos marca própria do Dia Supermercados. Entre as ações culturais e educacionais, patrocinadas pela Sabesp, estão previstas exposições sobre os córregos paulistas, oficinas de educação ambiental e apresentações de música em parceria com a ONG Associação Praticatatum.
O Café da Margem localiza-se na Ciclofaixa da Marginal Pinheiros, na Vila Olímpia, e funcionará de quarta a sexta-feira, das 7h às 14h, e nos sábados, domingos e feriados, das 7h às 17h. Todas as medidas de prevenção à covid-19 estão sendo seguidas.
Van Solidária
Outra iniciativa de impacto social positivo é a Van Solidária, que durante 2020 levou às comunidades vulneráveis da Região Metropolitana de São Paulo uma campanha de informação sobre a pandemia de Covid-19, em parceria com a Rede de Supermercados DIA. Além da doação de alimentos, álcool gel, produtos de higiene e cobertores, foram realizadas ações de informação para combater as fake news sobre a doença e esclarecer a população sobre a importância do uso de máscaras, da higienização das mãos e de alimentos, e do distanciamento social, além do descarte apropriado de resíduos no período de pandemia. Dessa forma, a campanha colaborou com a prevenção das pessoas que vivem nessas comunidades, com informação qualificada e útil na rotina diária, que pode salvar vidas. A iniciativa também foi destaque durante o evento internacional Brazil Water Week, realizado de 26 a 30 de outubro e em breve vai atravessar as fronteiras: num modelo de cooperação transnacional inédito, atuará na região de Buenos Aires, Argentina.
Fonte: segs.com.br
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)