Mulheres indígenas plantam 150 mil árvores nativas na Amazônia equatoriana
quinta-feira, fevereiro 25, 2021
Mulheres indígenas estão liderando a regeneração de uma área importante da Amazônia equatoriana. A ação, que realizou o plantio de 150 mil árvores, cobre 100 hectares e é uma parceria entre a ONG Tree Planted e a Associação de Mulheres Sapara.
Antes da chegada da colonização dos europeus, os Sapara estavam entre as maiores populações indígenas que vivem na Amazônia. Hoje, contam com apenas 600 membros que, assim como seus ancestrais, convivem em harmonia com a natureza.
No entanto, a exploração descontrolada de petróleo na região ameaça seu modo de vida e um dos ecossistemas mais ricos do planeta.
Regenerando a floresta
A Associação de Mulheres Sapara foi criada em 2009 para proteger os direitos de mulheres ameaçadas de violência e intimidadas na defesa de suas terras. Em 2020, a One Tree Planted firmou uma parceria com a Associação. Cerca de 120 funcionários e voluntários ajudaram a regenerar a floresta amazônica, ao mesmo tempo em que empoderam as mulheres Sapara como líderes em suas comunidades.
As árvores plantadas ajudam a prevenir a erosão do solo e a manter os rios limpos, facilitando a regeneração saudável da floresta tropical ao longo do tempo. Além disso, trará de volta o habitat e os recursos alimentares necessários para várias espécies de animais.
Muitas espécies de árvores plantadas também são importantes para fins espirituais e para a medicina tradicional dos Sapara. Em tempos de pandemia, nunca foi tão importante para a comunidade ter acesso a medicamentos locais e alimentos que não são encontrados em uma região remota.
Guardiãs da floresta
O apoio a grupos indígenas como os Sapara, para a One Tree Planted, é importante, porque redobra os esforços contra mudanças climáticas, pois, de pé, a floresta absorve grandes quantidades de dióxido de carbono e, ao evitar a exploração de combustíveis fósseis, impede a liberação de mais gases de efeito estufa. É importante, também, porque empodera mulheres como agentes de mudanças, maximizando seu impacto.
“Plantar árvores e restaurar as florestas ajuda a reverter os danos climáticos enquanto protegemos a insubstituível biodiversidade da Amazônia. Ao mesmo tempo, defende mulheres indígenas corajosas como as legítimas ‘guardiãs de suas terras’.”
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)