No DF, terreno baldio vira horta para alimentar população vulnerável
terça-feira, janeiro 26, 2021
Um terreno ocioso em São Sebastião, no Distrito Federal, deu lugar a uma horta comunitária de 750 mil m². Nela, os alimentos são cultivados sem agrotóxicos e são destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Inicialmente, foram plantadas 600 mudas que resultaram em duas colheitas de sucesso do terreno.
A iniciativa é do Instituto Inclusão em parceria com a comunidade da Capela São Francisco e a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo do Distrito Federal.
O intuito do projeto é fortalecer a consciência nutricional dos acolhidos em suas Casas de Passagens e já vem servindo de modelo para ações semelhantes em outras regiões.
O Instituto atua ainda no Recanto e na Ceilândia, ambos também no Distrito Federal, e em cada uma dessas regiões será implantada uma horta comunitária que ficará sob a responsabilidade dos acolhidos.
A maior parte do público atendido vem do sistema prisional, manicomial ou estava em situação de rua por ter perdido o emprego ou a casa durante a pandemia.
Os acolhidos aprendem técnicas de agricultura, e aqueles que já moraram em regiões rurais acabam passando sua experiência para os novos colegas.
O próximo desafio da iniciativa será manter um sistema de irrigação. Assim, os responsáveis estão avaliando desenvolver um projeto de coleta da água da chuva, com a construção de uma cisterna que capte água dos telhados para auxiliar no período da seca.
Por: Mariana Lima
Fonte: ECOA UOL
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)