Fábrica de sabão vira casa da cultura: cidade dá vida nova à sua história
terça-feira, janeiro 26, 2021
O imóvel de uma antiga saboaria mineira sai da sombra da deterioração para ganhar a luz do restauro e valorizar novamente o patrimônio de uma cidade, como se a “bolha” do tempo se rompesse e desse lugar à preservação cultural. Em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), uma iniciativa pública tira do abandono a construção da década de 1940 para transformá-la em centro cultural. O investimento de R$ 568,8 mil provém do governo federal, via Ministério do Turismo, com contrapartida da prefeitura local.
No imóvel, que ocupa área de 4,8 mil metros quadrados, trabalharam centenas de pessoas na indústria de beneficiamento do coco-macaúba, fruto nativo da região e matéria-prima de um tipo de sabão em barra. A obra termina no fim do mês, tem paisagismo pronto, faltando a iluminação externa e a licitação para cercamento do prédio. A data de inauguração ainda não foi marcada.
“Temos muitas tradições, incluindo a folia de reis, o reinado, o candombe e as festas que envolvem toda a comunidade”, afirma o chefe do Executivo, que é formado em história e preside o Circuito Turístico da Serra do Cipó, com sete municípios.
“Mais de
60% das áreas do Parque Nacional da Serra do Cipó ficam dentro de
Jaboticatubas”, explica Eneimar, destacando que, além de ser o primeiro centro
cultural do seu município, o equipamento poderá se transformar em atrativo
regional, com programação disponível a vários públicos. O projeto prevê
auditório, construção de camarins, cantina, espaço para exposições e outros
benefícios para a cidade, de 20 mil habitantes.
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)