Aneel aprova Complexo Solar Boqueirão como produção independente em Pernambuco
segunda-feira, maio 18, 2020
A Motrice Soluções em Energia recebeu outorga da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para implantar e explorar as centrais fotovoltaicas Boqueirão 1, 2, 3 e 4, em Pernambuco (PE), sob o regime de Produção Independente de Energia Elétrica. A medida foi publicada no dia 5 de maio, pelo diretor geral da Aneel, André Pepitone, no Diário Oficial da União.
Somando 131,2 MW, cada usina aprovada possui 32,8 MW de potência instalada no município de São José do Belmonte (PE). O prazo da concessão para as usinas foi definido em 35 anos.
A Motrice Soluções em Energia desenvolve projetos para o setor de energia no modelo EPC (Engineering, Procurement and Construction, na tradução livre Engenharia, Gestão de Compras e Construção), que vão desde os estudos de pré-viabilidade e viabilidade até a construção dos sistemas. O objetivo é a entrega as soluções customizadas ao cliente gerando o melhor custo benefício na garantia do preço global, cumprindo prazos de entrega e aprimorando a performance dos sistemas.
Produção independente
O regime de produção independente de energia foi criado pela Lei 9.074, de 1996 (Art. 11 e 12), que prevê condições especiais para os produtores independentes baseados em unidades de cogeração. Na produção independente, a empresa ou empresas reunidas em consórcio que têm concessão ou autorização da Aneel podem produzir energia elétrica destinada ao comércio de toda ou parte da energia produzida, por sua conta e risco.
Segundo dados da Aneel, o registro de novos produtores independentes de energia elétrica apresentou queda de 115% em abril. No total foram 37 projetos, somando 1.093,36 MW de capacidade instalada, localizada em sua maioria na Paraíba, prevalecendo projetos da fonte eólica, registrando 813,86 MW.
No mês anterior foram registradas 59 usinas com 2.350,84 MW de potência instalada. Desse montante, 1.361,40 MW de capacidade instalada foram de energia da fonte solar e 847,88 MW de eólica.
Fonte: Portal Solar
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)