Vendas de veículos elétricos cresceram no país em 2019
quinta-feira, dezembro 26, 2019
O uso de energia limpa ajuda a preservar o meio ambiente. Cada ônibus,
por exemplo, deixa de jogar na atmosfera, por mês, de 14 a 20 toneladas de
gases que agravam o efeito estufa.
Em 2019, as vendas de veículos elétricos cresceram no Brasil.
Nesta fábrica, todos os motores são elétricos e as baterias representam
o tanque de combustível. Depois de cinco anos no Brasil, a montadora está
comemorando a maior venda mensal da América Latina: 150 veículos elétricos.
Para o próximo ano, a expectativa é que as vendas aumentem até dez vezes. “Nossa
expectativa é sair de 300 pra cerca de 500 funcionários no meio de 2020”,
conta Adalberto Maluf, diretor de sustentabilidade.
O aumento na venda de veículos elétricos está ligado a um novo modelo de
negócios. As empresas oferecem um pacote com aluguel, manutenção e a energia
que é produzida em locais onde a luz solar é transformada em eletricidade e
pode ser usada em qualquer lugar do país.
“A rentabilidade da segunda operação, que é a parte de locação de
veículos, a gente tem uma aplicação, na ordem de 10%, se analisarmos a operação
como um todo”, conta Ricardo Costa, presidente de empresa.
Esta outra empresa entrega 1,2 milhão de refeições por dia em quase 250
cidades e está usando uma van elétrica como teste. “São mais de 100
quilômetros rodados diariamente, que nos proporcionam chegar e algumas
conclusões iniciais. Custo de manutenção muito menor, custo do quilômetro
rodado 80 a 90% menor”, fala Antonio Valini, gerente de marketing.
Além do retorno financeiro, o uso de energia limpa ajuda a preservar o
meio ambiente. Cada ônibus ou caminhão de lixo, por exemplo, deixa de jogar na
atmosfera, por mês, de 14 a 20 toneladas de gases que agravam o efeito estufa.
Em Salto, no interior de São Paulo, toda a frota de coleta de lixo é
elétrica. “Hoje nós temos um custo operacional desse caminhão 60 a 65%
menor do que o custo de operação dos caminhões a diesel. Isso leva o projeto a
ter o retorno em sete anos”, explica o gestor operacional Luis Paulo
Vargas.
Na última década, foram vendidos cerca de 20 mil veículos elétricos e
híbridos, que são aqueles com dois motores: um tradicional e outro elétrico. A
previsão é esse número dobre no ano que vem.
“O desafio, obviamente, é fazer
novos investimentos e capacitar essa indústria, não só pra produzir, mas também
pra fazer a manutenção e o pós-venda destes novos serviços”, afirma Thiago Sugahara, vice-presidente da Associação Brasileira de
Veículos Elétricos.
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