Parceria inédita pode levar desenvolvimento sustentável para Santana de Cataguases
segunda-feira, dezembro 23, 2019
O município de Santana de Cataguases, localizado na Zona da Mata de Minas, pode, em breve, ser contemplado com um grande projeto de desenvolvimento sustentável por meio do plantio da palmeira macaúba (Acrocomia aculeata). Um encontro realizado nesta quinta-feira (19/12), na sede da Prefeitura Municipal, traçou os primeiros passos para a implementação e contou com a participação do Deputado Estadual Fernando Pacheco, da prefeita da cidade, Maria Jucélia Baesso Procaci, do presidente do Consórcio MacaúbaBR, Mike Lu, e do administrador da Fazenda da Fumaça, Ênio Murilo.
Durante a reunião foi apresentada aos presentes a “Agenda Santana 2030”, que contém tópicos de desenvolvimento para a cidade por meio da produção de biocombustíveis. Segundo o presidente do Consórcio MacaúbaBR, Mike Lu, a agenda tem o potencial de transformar a economia local, trazendo renda para Santana de Cataguases e diminuindo os gastos com combustíveis fósseis.
O Deputado Estadual Fernando Pacheco destinará emendas parlamentares para iniciar o plantio das mudas de macaúba e também para a construção de uma plataforma de biorefinaria. A planta é bastante versátil e além dos biocombustíveis, também tem grande potencial para a indústria do cosmético, além de ser ideal para plantio em Áreas de Preservação Permanente (APP). “Desde o início deste ano estamos em desenvolvimento deste projeto. Em 2020 é a nossa chance de realizar um plantio experimental e ver os primeiros resultados disso”, disse Pacheco.
Plantio de macaúba pode ser feito na Fazenda da Fumaça
A Fazenda da Fumaça localizada entre os municípios de Cataguases e Santana de Cataguases é a primeira opção para plantio da macaúba, ao menos em caráter experimental. O local possui área total de 1.826,37 hectares e está instalado na divisa entre as duas cidades, sendo 35% da área cataguasense e o restante em terras santanenses. A administração da Fazenda da Fumaça confirma o bom potencial da área para o plantio.
A “Agenda Santana 2030” ainda contempla outros polos de desenvolvimento local, como a transformação de óleo de cozinha em bióleo e a promoção do agroturismo na região. A agenda prevê, por exemplo, o abastecimento de veículos da Prefeitura Municipal de Santana de Cataguases, como ônibus escolares e caminhões, com biocombustíveis, que serão refinados em uma plataforma a ser instalada na própria cidade.
Durante todo o ano de 2019 o Deputado Estadual Fernando Pacheco promoveu encontros e audiências para debater sobre o potencial da macaúba na promoção do desenvolvimento econômico sustentável na Zona da Mata de Minas Gerais. No mês de agosto reuniões em Cataguases e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais aproximaram importantes atores que podem contribuir para o desenvolvimento do projeto, como agricultores e a Secretaria Nacional de Aviação Civil.
Fonte: Jornal Leopoldinense
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)