Conheça as formas de transformar biomassa em energia
quinta-feira, dezembro 26, 2019
Biomassa é o termo utilizado para definir a massa biológica utilizada na produção de energia, a partir da decomposição de organismos vivos. Quando falamos de geração de energia, a biomassa se trata dos derivados recentes de organismos orgânicos utilizados como combustíveis ou para sua produção. Esses derivados podem ser de origem animal ou vegetal, como restos de alimentos, cascas de frutas, madeira, entre outros
De acordo com Ministério de Minas e Energia (MME), a biomassa é a segunda maior fonte de geração de energia no Brasil e vem de um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais.
Através da combustão de lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, casca de arroz e excrementos de animais, por exemplo, que a energia é produzida.
No entanto, seu uso inadequado pode causar o desmatamento de muitas áreas, perda dos nutrientes do solo, erosões e emissão excessiva de gases. Porém, essa forma de produção traz também muitos benefícios por ter um baixo custo de operação, facilidade de armazenamento e transporte e alta eficiência energética. Além disso, é considerada uma fonte limpa, que emite menos gases poluentes e seus resíduos podem ser reaproveitados.
Existem formas variadas de produção e dentre elas, estão:
Pirólise: a biomassa sofre o impacto de altas temperaturas e a ausência do oxigênio, o que faz com que ela se decomponha, gerando mistura de gases líquidos (óleos vegetais) e sólidos (carvão vegetal);
Gasificação: parecido com a pirólise, porém a biomassa é submetida a uma temperatura menor e o resultado é apenas um gás inflamável;
Combustão: uma das formas mais comuns. Biomassa sofre impacto de altas temperaturas e de uma forte presença de oxigênio, o que irá produzir vapor a alta pressão (geralmente é usado em caldeiras ou para mover turbinas).
Co-combustão: ao substituir a parte do carvão mineral nas usinas termelétricas por biomassa, essa forma reduz-se significativamente a emissão de poluentes. Funciona como uma escolha bem atrativa e econômica.
Fonte: Panorama Offshore
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)