MME promove workshop sobre biomassa florestal
quarta-feira, novembro 13, 2019
Fonte: Google
O Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu na última quarta-feira, 6, workshop sobre biomassa florestal. Os 90 participantes aprofundaram o conhecimento sobre o setor de florestas plantadas como uma alternativa de geração de energia renovável na matriz elétrica, industrial, dentre outras. Foram abordadas as características de sustentabilidade e a relação com as NDC brasileiras, tendências e oportunidades tecnológicas, além dos gargalos para sua maior participação na matriz elétrica.
De acordo com a Secretária-Executiva do MME, Marisete Pereira, a energia gerada por biomassa hoje corresponde por 10% de toda a energia consumida no mundo. Desse percentual, cerca de dois terços é utilizada em países em desenvolvimento. No Brasil, a bioenergia equivale a cerca de 8% da bioenergia mundial. “O uso da bioenergia em larga escala vem crescendo rapidamente, movimentando os mercados locais e internacionais de biomassa. ”
Sobre biomassa, a Secretária também frisou a “sua importância na manutenção da baixa intensidade de carbono na economia brasileira e no desenvolvimento rural”. O Brasil se posiciona entre os principais atores no cenário internacional da bioenergia. Os cinco grandes grupos de fatores para o desenvolvimento da bioenergia no País são:
- A localização geográfica do País e as condições climáticas favoráveis;
- O estágio de desenvolvimento de seu mercado, tanto na produção quanto no consumo;
- A capacidade de pesquisa e desenvolvimento pelas melhorias da produção e aumento de produtividade;
- A existência de uma indústria de serviços para projetos de bioenergia estruturada;
- Estabelecimento de políticas públicas nacionais que obrigam o tratamento e destinação adequada dos resíduos.
Para a Secretária, evitar o aquecimento global é um objetivo conjunto de todos. A tecnologia hoje, discutida para aproveitamento energético da biomassa florestal, também tem a positiva característica de contribuir para a produção de energia.
“Reconhecemos também o papel que temos a desempenhar no futuro para reduzir ainda mais a emissão dos gases causadores do efeito estufa”, concluiu.
O evento foi co-organizado pela Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), associação responsável pela representação política e institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse.
Workshops sobre fontes energéticas no âmbito do planejamento a longo prazo
O evento sobre biomassa florestal foi o 5º da série de workshops, que iniciaram em agosto e vai até o mês de dezembro deste ano, e que têm como objetivo o nivelamento de conhecimento e capacitação sobre as qualidades e usos dessas fontes. Por se tratarem de temas ainda a pouco discutidos na sociedade, os debates irão ajudar a identificar seus potenciais benefícios ao País e levantar questões relevantes para o planejamento de longo prazo do setor energético brasileiro. O último evento deste ano acontecerá no dia 04/12, e tratará das Tecnologias de Reatores para Geração Nuclear. A confirmação de local e programação do evento será divulgada na página do MME.
Transmissão do evento:
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)