Modelagem e simulação da cinética de decomposição dos carotenoides no óleo de macaúba em um reator contínuo de hidrogenação
segunda-feira, outubro 07, 2019
Autores: Pedro Prates Valerio, Isabella Fonseca Araujo, Juan Canellas Bosch Neto
Resumo: O interesse industrial na macaúba (Acrocomia aculeata) envolve a utilização de seus frutos para gerar co-produtos com valor agregado, além dos óleos extraídos de seus mesocarpos e grãos comestíveis, com um potencial produtivo que pode atingir até seis toneladas de óleo por hectare. Com intuito de aumentar a estabilidade do óleo vegetal para obter um alimento rico em vitamina A, como a margarina nutritiva, é necessário aquecer o óleo em temperaturas que variam de 260 a 340 ° C, portanto ocorre uma degradação térmica dos carotenoides.
Neste sentido, o presente estudo foi realizado com o objetivo principal de desenvolver uma simulação de um reator contínuo de hidrogenação através do balanço de massa e energia em regime transiente. Os parâmetros foram obtidos a partir do balanço de massa e energia, o que resultou em um sistema de equações diferenciais ordinárias resolvido pelo método Runge-Kutta de 4ª ordem em um software livre Octave. Os perfis de concentração, temperatura e volume do reator para o tratamento de 100 L / dia de óleo de macaúba foram determinados pela simulação computacional. Os resultados mostram que o perfil de temperatura foi ascendente, estabilizando em 560 K pela adição de calor. O perfil de concentração obtido na simulação foi decrescente de 248 mg / L para 141 mg / L.
A conclusão do presente estudo foi de que após o tratamento térmico ainda há uma concentração residual de carotenoides. Sugere-se que estudos futuros verifiquem a viabilidade de aplicação de sistema de vácuo, em sentido de redução de temperatura para tratamento térmico, considerando design de processos.
Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.
Fonte: Brazilian Journal of Development
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)