Efeito da temperatura no rendimento dos produtos de pirólise de torta de macaúba e composição do bio-óleo
sexta-feira, outubro 04, 2019
Autores: Carla Rhaira Teófilo , Ana Paula Andrade Gândara , Tiago José Pires de Oliveira , Zuy Maria Magriotis
Resumo: A macaúba (Acrocomia aculeata) é uma matéria-prima promissora para produção de biodiesel. No entanto, no processo de extração do óleo são geradas grandes quantidades de resíduos. A pirólise é um processo de conversão termoquímica que pode ser utilizado para agregar valor a estes resíduos. O rendimento e a composição dos produtos da pirólise são influenciados por diversos fatores. Entretanto, a temperatura é o parâmetro que mais influencia.
Assim, o objetivo neste trabalho foi avaliar o efeito da temperatura no rendimento dos produtos da pirólise da torta de macaúba e na composição do bio-óleo. A torta de macaúba foi caracterizada por análise imediata, análise química estrutural e análise termogravimétrica. Os ensaios de pirólise foram conduzidos nas temperaturas de 400°C e 600°C e o bio-óleo foi caracterizado por cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massas (GC/MS).
Os principais compostos identificados no bio-óleo foram cetonas, furanos e fenóis. A torta de macaúba mostrou-se adequada para o processo de pirólise e os produtos obtidos apresentam importantes aplicações industriais.
Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.
Fonte: Sisconev
1 comentários
Onde consigo mudas dessa palmeira
ResponderExcluirAgradecemos seu comentário! Volte sempre :)