Caracterização do germoplasma de macaúba da Embrapa e seleção de genótipos
terça-feira, outubro 08, 2019
Autores: Luísa Cristina Aragão dos Santos; Silvia Ferreira de Sá; Ricardo Meneses Sayd; Léo Duc Haa Carson Schwartzhaupt da Conceição
Resumo: A Macaúba (Acrocomia aculeata), é uma palmeira nativa do Cerrado brasileiro reconhecida atualmente como uma espécie oleaginosa promissora. Destaca-se pela potencial utilização econômica, em termos energéticos, com o uso do óleo da polpa para produção de biodiesel. Já o óleo das amêndoas possui maior valor de mercado por sua ampla aplicação na indústria de alimentos e cosméticos. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi quantificar e caracterizar a variabilidade genética em germoplasma de macaúba com base em caracteres morfoagronômicos e selecionar genótipos superiores pela produtividade.
Foram avaliadas 88 acessos do Banco Ativo de Germoplasma de Macaúba da Embrapa Cerrados, delineadas em blocos ao caso, com três repetições, compostas por parcelas de 1-4 plantas. Foram avaliadas as características projeção da copa, altura de estipe, precocidade, número de cachos, número de frutos e produção. A análise de divergência foi realizada via Distância Euclidiana, com base em valores genéticos preditos dos caracteres, estimados pelo emprego de modelos mistos. Para o ranqueamento das famílias e estimativas de ganho de seleção foram empregados os índices de seleção Aditivo e o Mulamba-Rank. O dendrograma construído via método hierárquico UPGMA determinou a formação de seis grupos. A estatística de Singh indicou maior contribuição para variabilidade total dos caracteres número de cachos e precocidade explicando 55,68% da variação.
O índice de seleção Aditivo mostrou-se mais eficiente em ganhos simultâneos para as características altura de estipe (14,7%), precocidade (17,0%) e produção de frutos (27,9%). O emprego de Modelos Mistos foi efetivo na caracterização da variabilidade e estruturação do germoplasma. Cruzamentos entre genótipos superiores entre acessos distantes geneticamente poderão ser promissores visando à obtenção de genótipos recombinantes com desempenhos superiores. A redução da altura proporcionará melhorias no manejo, enquanto que o aumento da produção de frutos e plantas mais precoces resultará em acréscimos em produtividade.
Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.
Fonte: Promove
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)