Balanço de energia e gases de efeito estufa no cultivo da macaúba
sexta-feira, outubro 04, 2019
Autores: Adriana Corrêa Guimarães, Anderson Barbosa Evaristo, Ignacio A. Fernández Coppel, Leonardo Duarte Pimentel, Luis Manuel Navas, Pablo Martin Ramos, Jesus Martín-Gil
Resumo: A ampliação da produção e uso da bioenergia é apontada como um dos mecanismo mais eficientes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Entretanto, existem diversas fontes de biomassa o que dificulta a comparação entre as matérias-prima utilizadas, bem como o impacto ambiental causado no processo produtivo. Vários estudos tem apontado a macaúba (Acrocomia aculeata) como uma espécie promissora para produção de biocombustíveis nas regiões tropicais.
Entretanto trabalhos que mostram os benefícios ambientais do cultivo dessa palmeira como fonte de matéria prima para produção de biocombustíveis são inexistentes. Neste trabalho se utilizou a metodologia da Análise do Ciclo de Vida para valorar o comportamento ambiental do cultivo desta palmeira. O objetivo com este trabalho foi validar o potencial de produção de bioenergia e fazer uma estimativa das emissões de GHG, da captura de CO2 no cultivo e do fluxo de entrada e saída de energia durante um ciclo produtivo de macaúba, considerado em um horizonte de 30 anos do cultivo.
De maneira geral, a eficiência de produção de energia por unidade de área aumenta linearmente com a produtividade da cultura, devido ao efeito de diluição dos insumos/energia envolvida no processo produtivo. As emissões de GHG, foram em torno de 150 Mg.CO2eq,ha-1 sendo que a fixação de CO2 durante o cultivo variou de 800 a 1400 Mg.CO2.ha-1.
Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.
Fonte: CON
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)