Análise do fator de atrito no escoamento do óleo da amêndoa da macaúba (Acrocomia aculeata)
terça-feira, outubro 08, 2019
Autores: Daiane Antunes Pinheiro; Shara Katerine Moreira Jorge Leal; Rosilanny Soares Carvalho; Vitor Soares
Resumo: : Neste trabalho os ensaios foram realizados na temperatura de 27 oC utilizando-se óleo da amêndoa da Macaúba (Acrocomia Aculeata) proveniente do norte do estado de Minas Gerais, em um aparato experimental onde foram feitos diversos testes com a finalidade de obter os parâmetros para o cálculo do fator de atrito em tubos lisos. Na montagem uma mangueira de diâmetro e comprimento conhecidos, foi conectada a um recipiente em diferentes cotas e a partir do óleo escoado calculou-se a vazão mássica, por meio dos resultados experimentais foi possível quantificar o fator de atrito em tubulação de plástico usando os modelos de Bingham e Newton.
Com base no levantamento da curva “Coeficiente de Atrito x Reynolds” nota-se a diminuição do fator de atrito de Fanning (f) com o aumento de Número de Reynolds (Re), logo, o regime de escoamento é caracterizado como laminar, além de se observar o efeito dos parâmetros reológicos no escoamento do óleo. Através da curva encontrada, pode-se concluir que o coeficiente de atrito se adequa bem ao modelo de Bingham, a proximidade entre os valores teóricos e experimentais comprova a confiabilidade dos cálculos.
O erro encontrado justifica-se por possíveis falhas do esquema de um viscosímetro capilar e também de desvios ocorridos nas medições durante os ensaios.
Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.
Fonte: IFPR
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)