Semana do Cerrado faz ações sobre sustentabilidade em vários pontos do DF
segunda-feira, setembro 09, 2019
Programação envolve Zoológico, Prainha, Museu da República, Parque de Águas Claras e Jardim Botânico. Eventos são gratuitos; veja agenda completa.
O Jardim Zoológico de Brasília será palco de diversas atrações, a partir deste domingo (8), para celebrar a Semana do Cerrado. O evento une música, artes plásticas, oficinas, palestras e dança, e vai até o próximo sábado (14). A entrada é gratuita.
O Dia Nacional do Cerrado é celebrado em 11 de setembro. A Semana do Cerrado, organizada pela Secretaria do Meio Ambiente com o tema "Cidades Sustentáveis", pretende conscientizar a população para a adoção permanente de práticas pró-meio ambiente.
Presente em 13 estados brasileiros, o Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, sendo superado apenas pela Amazônia. Marcado pela diversidade biológica, já perdeu 50% da sua cobertura natural e requer esforços concentrados em torno de sua preservação.
"As atividades da semana vão passar, com foco lúdico, muitas informações importantes para que as pessoas conheçam mais as características do nosso bioma e se sintam responsáveis e capazes de também cuidar dele", disse o secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho.
Programação
Além da programação no Jardim Zoológico, a Semana do Cerrado terá, simultaneamente, atrações em mais lugares.
Na quarta-feira (11), Dia Nacional do Cerrado, o artista plástico Siron Franco vai exibir na cúpula do Museu da República uma projeção sobre as cachoeiras do Cerrado e as queimadas, das 18h à meia-noite.No Parque Ecológico de Águas Claras, o público poderá trocar lixo eletrônico por copos ecológicos desenhados por Franco e outros artistas, como Ralfe Braga, Mão, André Ramos e Dama. Outros pontos de coleta serão fixados em pontos estratégicos pela ONG Programando o Futuro.
Na Prainha do Lago Paranoá, a ação Lago Limpo, promovida pela Adasa, vai ocorrer das 10h às 15h do próximo sábado (14). O evento terá oficinas, brincadeiras e apresentação da banda do Corpo de Bombeiros. Também serão realizadas atividades náuticas em parceria com o movimento Ocupe o Lago e atividades esportivas, como yoga, zumba e fit dance.
No mesmo dia, das 9h às 17h, o Jardim Botânico de Brasília receberá uma feira de sustentabilidade com produtos naturais e do Cerrado. Nela, haverá artesanato, decoração, biojoias e cosméticos, feira de alimentos orgânicos, exposição com artistas plásticos, educação ambiental especial e oficina sobre hortas orgânicas.
Fonte: G1
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)