Identificação de híbridos naturais interespecíficos entre as espécies Acrocomia aculeata e A. totai no estado de São Paulo por meio de marcadores moleculares microssatélites
terça-feira, setembro 10, 2019
Autores: Marlon Muniz da Silva; Brenda Gabriela Díaz; Cícera Eduarda da Costa; Carlos Augusto Colombo
Resumo: Visto a crescente demanda mundial de óleo vegetal, sobretudo para enquadrar o Brasil nas políticas públicas mundiais de utilização de fontes renováveis à combustíveis fósseis, a macaúba (Acrocomia aculeata) é apresentada como uma espécie em potencial, com altas concentrações de óleo vegetal em seus frutos e produtividade equiparável ao dendê, planta com maior produção atual. Visando o processo de domesticação da espécie, a comprovação de relações taxonômicas entre espécies trará importante contribuição ao melhoramento genético da macaúba. Portanto, os híbridos interespecíficos, podem ser uma ferramenta para aumentar a diversidade genética, assim como gerar novos genótipos com características superiores e interessantes agronomicamente.
O objetivo do projeto foi identificar a ocorrência de híbridos naturais entre as espécies A. aculeata e A. totai e caracterizar a diversidade genética de suas respectivas populações. Para isso foram analisadas 12 populações, sendo seis da espécie A. aculeata, quatro de A. totai e duas de possíveis híbridos, o DNA foi extraído de material foliar e foram amplificados 13 locos microssatélites, sendo oito de regiões gênicas (gSSR) e sete de regiões expressas (EST-SSRs). Os resultados mostraram que gSSR apresentam maior variação que os EST-SSR e mostraram-se mais eficientes na identificação de alelos privados.
Foram identificados 53 alelos com média de 10,6 com gSSR e 48 alelos com média de 6 alelos por loco com os EST-SSRs. Foram identificados híbridos nas populações de Braúna e Campo Grande, sendo que 15,3 % e 30% das plantas analisadas nessas populações, respectivamente, são híbridos.
Para ter acesso ao artigo, clique aqui.
Fonte: CIIC Net
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)