Árvores de SP desenvolvem 37% menos em lugares com altos níveis de poluição
sexta-feira, setembro 27, 2019
Árvores se desenvolvem menos em lugares poluídos, diz pesquisa — Foto: Reprodução/TV Globo |
Veja as regras para plantar, e saiba onde conseguir uma muda na capital paulista.
Uma pesquisa do Instituto de Botânica da Universidade de São Paulo (USP) aponta que as árvores expostas a altos níveis de poluição se desenvolvem até 37% menos. O crescimento fica comprometido por conta de partículas que estão no ar.
"Essa fuligem acaba se depositando na folha das árvores e ela impede que a luz solar consiga entrar nas folhas e também impede que as folhas respirem. Isso acaba afetando todo o desenvolvimento da árvore", explica o biólogo Giuliano Locosselli, responsável pelo estudo.
O efeito da poluição foi percebido nas árvores plantadas pelo Verdejando 2018 na Avenida do Estado, uma das principais vias do centro da capital. Por causa da poluição de carros e caminhões, essas árvores cresceram menos que outras plantadas em regiões com o ar mais limpo, como as do Parque da Juventude, na Zona Norte.
Regras que precisam ser seguidas antes, durante e depois do plantio
A Prefeitura de São Paulo informa que é possível plantar tanto nas áreas públicas – calçadas, praças, parques e demais áreas livres –, como nas áreas particulares – como residências, condomínios, empresas etc. Mas há regras que precisam ser seguidas.
Embora não exista uma legislação impedindo que o munícipe plante em área pública, a Prefeitura orienta que seja encaminhada uma solicitação de autorização para a Subprefeitura da região ou para a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Assim, a Prefeitura pode dar orientações técnicas e ajudar na escolha da espécie mais indicada para o local. A ideia é que as espécies plantadas no futuro não causem problemas à estrutura de calçadas e construções.
A Prefeitura orienta ainda que em locais tombados pelo patrimônio histórico há necessidade de autorização de outros órgãos, como o Conpresp, Condephaat ou o Iphan. E a Prefeitura, quando procurada e avisada, pode orientar também sobre essas questões.
Manual de regras
Mesmo depois de avisar a Prefeitura e receber as orientações, o cidadão que quer plantar precisa seguir as regras disponíveis em um manual disponível no site da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
Neste manual, há normas que precisam ser seguidas, como o tamanho da calçada que vai receber a árvore; a distância que a árvore precisa ficar de postes; os cuidados durante o crescimento da nova árvore, entre outras recomendações.
Onde conseguir mudas
Depois de ver todas as regras e verificar se o local do plantio está adequado, o interessado no plantio pode receber mudas de árvores da Prefeitura. Elas são cedidas gratuitamente pelos Viveiros Municipais.
Cada pessoa pode pegar até cinco mudas. O munícipe deve comprovar a disponibilidade de área para o plantio, e aguardar que técnicos da Divisão Técnica de Produção e Arborização analisem o local e especifiquem quantidade e espécies adequadas.
Para isso, basta comparecer a um dos viveiros, de segunda a sexta-feira das 8h às 15h, com sua documentação, informações e fotos do local onde pretende plantar, e um veículo aberto – já que as mudas podem ter mais de 2 metros de altura.
Veja os endereços dos viveiros
Viveiro Arthur Etzel: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera (no Parque do Carmo)
Viveiro Harry Blossfeld: R. Mesopotâmia, s/n - Jardim Passárgada, Cotia (no Parque Cemucam)
Viveiro Manequinho Lopes:Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana (no Parque Ibirapuera)
Fonte: G1
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)