Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart. - Arecaceae: bases para o extrativismo sustentável
segunda-feira, setembro 02, 2019
Autora: Gisele Maria Amim Caldas Lorenzi
Resumo: A palmeira bocaiúva (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart.) é espécie nativa das florestas tropicais, cuja principal característica é a presença de espinhos escuros, longos e pontiagudos na região dos nós. Tradicionalmente, no Pantanal Mato-grossense, a comunidade utiliza no âmbito doméstico suas folhas, frutos e sementes para diversos fins. Em outras regiões brasileiras já estão sendo comercializados, de forma incipiente, produtos derivados desta palmeira.
Os diferentes capítulos que compõem este documento apresentam resultados de pesquisa que visam subsidiar o uso sustentável desta espécie, gerando alternativa de renda para a comunidade pantaneira. Estão incluídos nestes capítulos: aspectos botânicos e ecológicos da espécie; contextualização ambiental e sócio-econômica da área de estudo; levantamento de usos, potencialidades e aspectos da sustentabilidade desta palmeira; ecologia populacional, fenologia e influência do extrativismo foliar na produção de folhas e frutos da espécie e contribuição ao estudo químico das folhas com vistas à utilização potencial como complemento alimentar.
O estudo populacional foi desenvolvido em área representativa de estádio inicial de Floresta Estacional Semidecidual na RRPN SESC Pantanal, Barão de Melgaço, Mato Grosso, Brasil (56º a 57º W e 16º a 17º S). A partir dos resultados obtidos, são discutidos parâmetros ecológicos que devem ser considerados quando da elaboração de planos de manejo da espécie.
Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.
Fonte: Acervo Digital UFPR
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)