Variabilidade molecular e sistema de reprodução de macaúba (Acrocomia aculeata)
sexta-feira, agosto 02, 2019
Autor: Éder Cristian Malta de Lanes
Resumo: A macaúba [Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Martius] uma planta endêmica das Américas tropical e subtropical vem despertando grande interesse da comunidade científica devido às inúmeras potencialidades do fruto, e principalmente pelo seu grande potencial como fonte de energia renovável. Mais do que uma fonte de energia inesgotável, trata-se de um “recurso genético ou fitogenético modelo” por oferecer uma cadeia produtiva efetivamente sustentável.
A fim de contribuir para o conhecimento e a domesticação da espécie A. aculeata, o estudo foi estruturado em dois capítulos, cuja aplicação de marcadores microssatélites foi destinada a atender aos seguintes objetivos: i) Determinar a estrutura populacional e os níveis de variabilidade genética dos acessos de A. aculeata mantidos no Banco de Germoplasma de Macaúba (BAG-Macaúba); e ii) Analisar os parâmetros do sistema de cruzamento, bem como os níveis de depressão por endogamia em caracteres vegetativos de famílias maternas de A. aculeata conservados ex situ. Os resultados indicaram uma abundante variação de formas alélicas entre os acessos de A. aculeata, possivelmente devido à larga representatividade da coleção.
Por meio do software Structure observou-se a presença de quatro pools gênicos com uma ampla variabilidade genética a ser explorada pelo programa de melhoramento genético da espécie. As análises do sistema reprodutivo indicaram que A. aculeata é uma espécie alógama ( tˆm =0,986), com sistema parcialmente auto-incompatível. As altas taxas de cruzamentos biparentais ( rp(m) =0,564) e entre índividuos aparentados ( tˆm tˆs =0,383) ˆ foram responsáveis pelos desvios da pressuposição de panmixia, sendo a maior fração das progênies compostas por irmãos-completos. A depressão por endogamia afetou de forma significativa todos os caracteres vegetativos avaliados por este estudo na A. aculeata, embora a magnitude depressiva tenha variado amplamente entre as famílias maternas.
Os resultados deste estudo vão permitir predições mais realistas sobre tamanhos amostrais para a conservação genética, o uso de modelos matemáticos mais precisos para estimar os diversos parâmetros genéticos e critérios mais eficientes de seleção no programa de melhoramento.
Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.
Fonte: Locus UFV
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)