Parâmetros genéticos, diversidade genética e seleção dos acessos de macaúba (Acrocomia aculeata)
quarta-feira, agosto 28, 2019
Autora: Annanda Mendes Costa
Resumo: O Brasil é um país de clima tipicamente tropical e, por isso, apresenta uma considerável diversidade de espécies capaz de produzir óleo, como a macaúba (Acrocomia aculeata). Por ser uma cultura incipiente, têm-se poucos estudos genéticos relacionados à produção de óleo. Assim, o objetivo deste trabalho foi estimar os parâmetros relacionados ao controle genético dos caracteres físicos dos frutos, teor e produção de óleo, inferir sobre a diversidade genética, realizar o agrupamento e proceder à seleção dos acessos de macaúba. Frutos de 44 acessos de macaúba do banco ativo de germoplasma foram colhidos e levados ao laboratório de pós-colheita da Universidade Federal de Viçosa, para avaliação da: massa seca (g) da casca, polpa, endocarpo e amêndoa, teor de óleo e produção de óleo por planta. As estimativas das herdabilidades individuais no sentido restrito foram consideradas de média magnitude para todas as características avaliadas.
O coeficiente de repetibilidade e a acurácia na seleção de famílias, para todas as características, foi de alta magnitude e a produção de óleo por planta apresentou o maior coeficiente de variação genética individual (77,16%). Dos 10 primeiros indivíduos selecionados pelo BLUP individual, houve uma contribuição de 5 acessos diferentes (8, 37, 49, 43, 26), sendo que os cinco melhores indivíduos para o caráter produção de óleo por planta, pertence à família do acesso 8, com destaque para o acesso 8 planta 7. O agrupamento genético dos 44 acessos, estabelecidos pelo método Tocher, baseado na distância euclidiana média, permitiu a formação de 11 grupos.
O índice de média de ranks de Mulamba e Mock permitiu classificar os acessos em ordem favorável a seleção, considerando todas as características avaliadas, sendo que os acessos selecionados 43, 8, 37, 35 e 6 destacaram nas primeiras posições.
Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.
Fonte: Locus UFV
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)