O futuro dos alimentos é biofortificado, diz especialista
quinta-feira, agosto 01, 2019
“Com o passar do tempo, é como colocar flúor no sistema de água: basta assumir uma porcentagem cada vez maior"
O futuro dos alimentos que garantirão a segurança alimentar em todo o mundo é biofortificado, de acordo com o ex-CEO da HarvestPlus, Howarth Bouis. Ele dedicou sua carreira ao aumento da biofortificação de culturas em todo o mundo, um processo gradual que resultou em melhores resultados nutricionais a um custo fixo.
Mais plantações poderiam se beneficiar da biofortificação, disse ele. Ele espera ver mais biofortificação do suprimento de culturas para adicionar vitaminas e minerais essenciais que as pessoas não podem se dar ao luxo de comer. “Com o passar do tempo, é como colocar flúor no sistema de água: basta assumir uma porcentagem cada vez maior", disse.
“Você pode produzir culturas biofortificadas usando qualquer técnica. Você pode usar técnicas transgênicas ou você pode usar técnicas de reprodução convencionais. Decidimos não usar técnicas transgênicas por causa de restrições políticas. Se fôssemos investir nosso financiamento em OGMs, isso poderia simplesmente ficar na prateleira. Provavelmente teria ficado na prateleira”, completa.
De acordo com ele, “nada disso teria acontecido provavelmente se tivéssemos usado apenas técnicas transgênicas, então decidimos usar técnicas convencionais. Nós não achamos que os transgênicos são perigosos. Todas as restrições políticas são muito frustrantes. Acabamos de decidir que é assim que o mundo é e vamos usar apenas a reprodução convencional”.
Além disso, o especialista explica que o melhoramento de plantas está abordando um problema subjacente. “O problema subjacente é que os sistemas alimentares, os sistemas agrícolas, não estão produzindo os minerais e as vitaminas que as pessoas precisam a um custo acessível. Portanto, as soluções de curto prazo para resolver o problema são a suplementação e a fortificação de alimentos”, conclui.
Fonte: Agrolink
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)