Tratado UE-Mercosul obriga implantação do Acordo de Paris
segunda-feira, julho 08, 2019
O texto do tratado de livre comércio entre União Europeia e Mercosul contém um artigo no qual os signatários se comprometem com a plena implantação do Acordo de Paris sobre o clima, assinado em 2015.
A informação foi passada à ANSA por fontes da Comissão Europeia, o poder Executivo da UE, e seria uma forma de garantir o respeito do Brasil ao pacto climático.
"Há um capítulo sobre desenvolvimento sustentável que é vinculante, permitindo que as partes possam iniciar uma disputa se alguém não cumprir o compromisso de aplicar o Acordo de Paris", disse uma fonte europeia.
Bolsonaro já criticou o pacto sobre clima em diversas ocasiões, mas, pressionado pelo presidente da França, Emmanuel Macron, garantiu a permanência do Brasil no acordo, o que possibilitou a assinatura do tratado entre Mercosul e UE.
O Acordo de Paris obriga os Estados signatários a manterem o aumento da temperatura média do planeta "bem abaixo" de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais. Além disso, o Brasil prometeu reduzir suas emissões de gases do efeito estufa em 43% e zerar o desmatamento ilegal na Amazônia até 2030.
Fonte: Jornal do Brasil
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)