Propagação clonal da palmeira macaúba (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lood. ex Mart.) via embriogênese somática e estimativas de parâmetros genéticos
quinta-feira, julho 04, 2019
Autor: Ana Paula de Souza Andrade
Resumo: O presente trabalho teve como objetivos, desenvolver um protocolo de embriogênese somática a partir de folíolos imaturos de macaúba, caracterizar o processo de indução através de estudos anatômicos e histoquímicos, estudar a variabilidade genética entre diferentes acessos da espécie bem como obter informações sobre o controle genético de características relacionadas à calogênese. Para indução da embriogênese somática utilizou-se segmentos foliares obtidos a partir de quatro plantas: duas com dois anos e duas com cinco anos de idade. Os calos foram subcultivados para meios de multiplicação o que possibilitou a formação de linhagens embriogênicas em um dos genótipos testados.
As linhagens foram multiplicadas e submetidas à regeneração de embriões somáticos que, mais tarde, foram convertidos em dezenas de plântulas com parte aérea e raiz. Análises histológicas permitiram inferir sobre o padrão meristemático dos calos, e a formação de pró-embriões que deram origem às linhagens embriogênicas. Testes histoquímicos revelaram a presença de compostos polissacarídicos, mais precisamente pectina, substância reconhecidamente indicadora da ocorrência do processo de embriogênese somática. O estudo da variabilidade genética e obtenção das estimativas de parâmetros genéticos das características calogênese e oxidação, entre diferentes indivíduos cultivados in vitro, foram obtidos pela metodologia de modelos mistos, procedimento REML (Máxima Verossimilhança Restrita) /BLUP (Melhor Predição Linear não Viesada). Utilizou-se a metodologia de seleção pelo índice de rank médio com intuito de identificar indivíduos mais equilibrados quanto às características estudadas.
O agrupamento pelo método de Tocher elucidou a formação de três grupos distintos, sendo o grupo mais numeroso composto em sua maioria por indivíduos de acessos procedentes do estado de Minas Gerais.
Para ter acesso ao artigo completo, clique aqui.
Fonte: Locus UFV
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)