Para 85% dos brasileiros, o planeta está se aquecendo, diz Datafolha
terça-feira, julho 30, 2019
Aquecimento global pode estar contribuindo para a elevação do nível dos oceanos mais rápido do que se imaginava — Foto: Unsplash |
A pesquisa ouviu 2.086 pessoas em 130 municípios do país, nos dias 4 e 5 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (28) mostra que, para 89% dos brasileiros, o planeta está se aquecendo, e as atividades humanas contribuem muito para o fenômeno para 72% dos respondentes.
Na pesquisa de 2010, o número de quem acreditava no aquecimento global era um pouco maior (90%). E mais pessoas aceitavam o aquecimento antropogênico (provocado pelo homem) - 85%.
Segundo a pesquisa, diferenças metodológicas não permitem dizer que houve efetivamente uma redução, mas não houve sinais de melhora.
A pesquisa também detectou que o grau de aceitação da mudança climática é mais alto entre as pessoas com maior escolaridade. Na parcela de quem estudou até o ensino superior, 92% acreditam no aquecimento do planeta, contra 76% de quem tem ensino fundamental.
Entre as pessoas que avaliam bem o governo de Jair Bolsonaro, 86% acreditam no aquecimento global, contra 81% daqueles que o reprovam. Ao mesmo tempo, Bolsonaro foi o único entre os cinco candidatos mais bem votados na eleição de 2018 a ter negado o aquecimento global e sua origem humana.
A pesquisa revela ainda que a parcela das pessoas que se dizem bem informadas sobre a mudança climática é menor hoje do que na década passada. De forma geral, 89% já ouviram falar de aquecimento global. Nessa parcela de pessoas, 28% se dizem bem informadas, 43% se dizem mais ou menos informadas e 17% se dizem mal informados.
Em 2010, 34% dos brasileiros diziam estar bem informados e 11% mal informados.
A pesquisa ouviu 2.086 pessoas em 130 municípios do país, nos dias 4 e 5 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
Fonte: Portal G1
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)