Carne vegetal é realidade e tem tecnologia brasileira
A história da Behind está diretamente ligada às vivências de seus fundadores. Existe uma relação de verdades e experiências que transformaram anseios pessoais em uma empresa de valores escaláveis globalmente. Leandro e Malu Mendes são primos, netos de portugueses que chegaram ao Brasil e empreenderam para sobreviver. O tino para a criação de negócios e oportunidades vem de família. Desde muito cedo, Leandro e Malu foram estimulados a experimentarem o desafio e entenderem os princípios básicos do mundo dos negócios, mesmo que inicialmente em tom de brincadeira.
A primeira empreitada de Leandro foi ainda na infância, com uma máquina de balas daquelas com fichas, presente do avô que ajudou na reforma do equipamento. Malu começou no mundo dos negócios aos 15 anos com o Libutrecos – bazar de garagem com objetos que amigos e familiares já não queriam mais. A “brincadeira” levou Malu pela Europa pela primeira vez usando o próprio dinheiro.
A dupla cresceu. Leandro teve uma carreira bem-sucedida de 14 anos na área de propaganda e branding. Malu se dedicou à carreira acadêmica e chegou ao doutorado. Ele resolveu mudar radicalmente de vida e deixou o Brasil para vivenciar nos Estados Unidos um mercado em franca expansão – o plant based. Em solo americano Leandro desenvolveu seus dois primeiros projetos que levantavam a bandeira do veganismo. A Vegspot, um negócio de fast Food de varejo para franquias; e o Meatz, um delivery de comida vegana.
Analisando os resultados e desafios desses novos negócios, Leandro entendeu que a demanda principal quando se tratava de alimentação vegana estava na proteína no centro do prato e que, suprindo essa necessidade, poderia alcançar não só os consumidores declaradamente veganos, mas também os que flertam com novas formas de consumo e começam a entender e assumir seus papéis na preservação do planeta.
Com essa missão, essa visão e defendendo esses valores, nasce o terceiro projeto que aposta em consumo com consciência – a Behind The Foods que em tradução livre quer dizer “por traz dos alimentos/comida”. Para ajudar a tornar o negócio realidade, Ele recrutou a prima. Malu deixou seu pós-doutorado na Cornell University, nos EUA, para se dedicar à construção do produto e da marca.
A dupla apostou na ciência e na tecnologia como aliadas. Eles se debruçaram sobre novos estudos: anatomia veterinária, para entender a composição bio e fisioquímica da carne; engenharia alimentar, para estruturação do produto final e patentes. Depois de um mergulho profundo, finalmente saiu a fórmula secreta, exclusiva e inédita da Behind: a PT3®. Após pesquisas em banco de dados de patentes e análise de mercado os sócios concluíram que não existe nenhuma empresa no mundo que possui tecnologia semelhante à PT3®.
Eles explicam que entender a carne pela sua composição – água, aminoácidos, lipídios, carboidratos e minerais – foi o grande diferencial. “Nós apostamos na tecnologia proprietária de textura que replica os três principais tecidos da carne: muscular (fibra); lipídico (gordura); conjuntivo (nervos). Trata-se de uma carne vegetal como o mercado nunca viu. Acreditamos no potencial da Behind de conquistar inclusive os consumidores assíduos de carne, que devem migrar para as opções vegetais ao longo dos próximos anos”, explica Leandro. “Consumir apenas a carne de origem animal não émais uma opção viável quando pensamos na recuperação do planeta”, completa.
Vale ressaltar que segundo relatório recente da ATKearney, estima-se que até 2040 60% de toda a carne consumida no mundo seja de origem vegetal. O estudo listou 27 empresas que já trabalham em projetos para desenvolver alimentos do tipo em torno do planeta. Ao todo, esse setor recebeu US$ 950 milhões em investimentos só em 2018. Esse tipo de iniciativa tem chamado a atenção inclusive de entidades como a ONU.
A Behind hoje já é um produto pronto para produção em grande escala, para atuar como um agente na revolução alimentar que já começa a se desenhar em todo o planeta. Seu portfólio possui três tipos de carne: hambúrguer e steak; polpetone e kafta; e carne moída. Atualmente apenas a versão hambúrguer e steak está disponível no mercado, distribuída em restaurantes, hamburguerias e bares. A novidade chegou primeiro à capital paulista, seguido de São José dos Campos e agora em Belo Horizonte. Nos próximos meses, a Behind deve chegar à outras cidades brasileiras. Para o consumidor final o produto ainda não tem data para chegar.
“Escolhemos os cozinheiros e chefs como o primeiro canal de distribuição. Nosso produto é neutro e cada um, com sua personalidade e estilo, completa com o tempero desejado”, finaliza Leandro.
Fonte: Sopa Natural
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