Agricultura e Embrapa ministram cursos sobre softwares para manejo e análise econômica de plantações em florestas na Agrotins
terça-feira, maio 07, 2019
As novas ferramentas têm a finalidade de orientar com maior precisão e eficácia as atividades de manejo, análise econômica e planejamento dos componentes de cultivos
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e a Embrapa Florestas ministram curso durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins- Agrotins 2019 com o tema Softwares para manejo e análise econômica de plantações florestais em monocultivo e Integração Lavoura Pecuária Florestas (ILPF). A feira ocorre dos dias 7 a 11, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.
As novas ferramentas têm a finalidade de orientar com maior precisão e eficácia as atividades de manejo, análise econômica e planejamento dos componentes de cultivos florestais em ILPF. Os usuários podem testar pelos softwares, para cada condição de clima e solo, todas as opções de manejo do componente arbóreo da ILPF, fazer estimativas de produção, efetuar análises econômicas e decidir sobre a melhor alternativa para conduzir sua plantação.
De acordo com a gerente de Agroenergia e Florestas da Seagro, Arlete Leite, o curso é uma nova ferramenta para auxiliar os produtores e técnicos no manejo florestal. “É um instrumento para auxiliar nas tomadas de decisões, proporcionando melhores condições na gestão estratégica econômica da propriedade”, disse.
O curso é realizado pela Embrapa e Seagro, em parceria com o projeto Bioma, apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).
Cursos
Os cursos acontecem durante a Agrotins nos dias 8 e 9, no Portal da Agricultura. Podem participar profissionais autônomos, produtores rurais, acadêmicos, empresas e instituições com interesse em manejo e planejamento estratégico de plantações florestais, empresas de assistência técnica rural, cooperativas, secretarias municipais, sindicatos e associações para dar assistência técnica a atividades com plantações florestais.
Participação
Os participantes deverão levar notebook (máximo dois participantes por computador) e instalar os softwares SisEucalipto, SisEucliptoILPF, SisTeca, SisTecaILPF, disponíveis em http:www.cnpf.embrapa.br/software/.
Para se inscrever o participante deve acessar o link – https://agrotins.to.gov.br/.
Programação
Dia 8 (9h às 12h)
- Os softwares e suas utilidades
- Eucaliptos, teca, mogno-africano, pinus e cedro-australiano
- Manejo florestal (desbastes e poda)
- Dados necessários para simulações
- Altura dominante e índice de sítio, tabelas de classificação de sítio
- Os softwares passo a passo
- Simulação, inventário, opção de listagem e desbastes
- Equações de sítio, volume e sortimento
- Diâmetro de toras e sortimento
- Modelagem do carbono
- Gráficos
- Prática – Exemplo - 1
Dia 9 (9h às 12h)
- A base estáticas dos softwares
- Índice de Espaçamento Relativo
- Diagrama de Manejo de Densidade (DMD)
- Manejo de Precisão e planejamento estratégico
- Prática – Exemplo 2
- Software Plain para análise econômica
- Critérios de avaliação econômica e tomadas de decisão
- Valor presente líquido de um fluxo financeiro
- Valor presente líquido analisado
- Taxa interna de retorno
- Razão benefício/custo
- Valor esperado da terra
- Análise de sensibilidade
- P plain e a comparação de regimes de manejo
- Aplicação da análise de sensibilidade
- Prática – Exemplo - 3
Fonte: Ariquemes Online
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)