Tecnologias inovadoras estão tornando a indústria siderúrgica mais eficiente
quinta-feira, dezembro 27, 2018
A Forbes informou que a produção de aço é uma indústria primária que requer grandes quantidades de calor e energia. Como tal, não é o primeiro setor que vem à mente quando se trata de eficiência energética e sustentabilidade. No entanto, a indústria está tomando medidas para melhorar suas credenciais ecológicas, empregando uma gama de tecnologias inovadoras para reduzir o impacto ambiental da produção de aço.
Um exemplo disso é o uso de turbinas de Ciclo Orgânico Rankine (ORC) na fábrica de aço Ori Martin em Brescia, no norte da Itália, que produz aço laminado a quente para as indústrias mecânica e automotiva. Durante as operações de verão, o sistema ORC gera energia suficiente a partir do calor residual para atender às necessidades de consumo de eletricidade de 700 famílias locais. No inverno, o calor residual é usado para aquecer 2.000 residências através da rede local de aquecimento urbano.
Isso reduz a pegada de carbono da fábrica em 10.000 toneladas de CO2 por ano, além de eliminar a necessidade de resfriamento a água.
O sistema de recuperação de calor, que foi instalado por terceiros, e a turbina ORC, que foram instalados pela empresa Turboden, da Mitsubishi Heavy Industries Group, capturam os gases de exaustão e os transformam em energia elétrica e energia térmica. Eles são baseados nos sistemas de turbinas a vapor convencionais encontrados em usinas de energia. Em vez de gerar vapor a partir da água, no entanto, o sistema ORC vaporiza um fluido orgânico. Isso não apenas elimina a necessidade de água, mas também permite que as turbinas funcionem em velocidades e pressões mais baixas – usando menos energia – enquanto minimiza a erosão do metal. É um sistema de baixo custo que requer manutenção limitada, que não requer um operador qualificado, pois é executado automaticamente.
A reciclagem é outra maneira pela qual a indústria siderúrgica pode contribuir para um futuro mais limpo e sustentável.
O aço em si é 100% reciclável. Pode ser usado repetidamente sem perda de integridade. A indústria tem aproveitado isso há muito tempo usando sucata de aço como um elemento adicional no processo de fabricação de aço, formando um circuito circular onde nada é desperdiçado.
Mas a produção de aço gera altos volumes de materiais residuais, como poeira, finos e usinas, os quais precisam ser manuseados e eliminados de forma eficaz. E as soluções de reciclagem de subprodutos são uma maneira de converter materiais de produção residuais em um recurso útil e lucrativo.
Na Ori Martin em Brescia, por exemplo, o acúmulo de poeira e os subprodutos da fabricação são reciclados. A usina também é equipada com um circuito de reciclagem de água de alta temperatura para evitar o desperdício de água usada para resfriar as barras de aço quando elas saem da fundição.
A adoção de uma abordagem tão eficiente de recursos para a fabricação não é apenas econômica, mas também reduz o impacto do setor no meio ambiente.
Fonte: O Petróleo
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)