Foi comemorado no último dia 22 o ‘Dia da Consciência Ecológica’, data importante para tratar da preservação do planeta. O tema é um dos mais discutidos nos últimos anos, principalmente, sobre desmatamento, aquecimento global e lixões a céu aberto.
Especialistas garantes que um papel jogado diretamente no lixo ou a coleta seletiva de lixos domésticos são importantes ações que contribuem com o Planeta Terra. O geógrafo, mestre e doutor em geografia, formado pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), Marcio Fernando Gomes, explica que os estudos e diagnósticos ambientais evidenciam que questões associadas ao desmatamento, aquecimento global e depósito irregular de lixo, estão entre os principais impactos negativos causados no meio ambiente.
Gomes explica que o desmatamento representa a extinção da vegetação nativa e ocorre principalmente pela expansão da agropecuária, pela implantação de atividades da mineração, pela ocorrência de queimadas e pelo avanço da urbanização e industrialização. O desmatamento contribui para a ocorrência de mudanças climáticas, como a redução da biodiversidade, a intensificação de processos erosivos, ação de processos superficiais que remove solo, rochas ou material dissolvido de um local na crosta da Terra.
O aquecimento global é compreendido como o aumento da temperatura média do planeta ao longo dos últimos 150 anos. Com o processo de aquecimento global, há o risco de derretimento de geleiras, elevação do nível do mar, extinção de espécies, entre outros. Outro problema são os lixões de disposição de resíduos a céu aberto, sem qualquer planejamento ou medidas de proteção ao meio ambiente e à saúde pública. Esses lixões causam diversos danos ao meio ambiente, especialmente no que se refere à contaminação do solo e dos reservatórios de água subterrânea, além da proliferação de animais responsáveis pela transmissão de doenças, mau cheiro e poluição atmosférica.
Ele destaca ainda que cada indivíduo tem papel determinante na preservação da natureza. Atitudes simples, como a separação do lixo reciclável, a economia de água e energia, o plantio de árvores, a redução do consumo, são ações valiosas e que contribuem diretamente para melhoria da qualidade ambiental. “É preciso pensar globalmente, mas agir localmente. Para que isso ocorra, é fundamental o processo de conscientização ecológica e a compreensão de que o homem faz parte e depende do meio ambiente, uma vez que ele representa o conjunto de condições que permitem abrigar e reger a vida em todas as suas formas.”
ALTAS TEMPERATURAS
Araçatuba e as cidades da região estão enfrentando altas ondas de calor, no entanto, muitas pessoas relatam que não foi sempre assim e parece que, a cada ano, a temperatura aumenta mais. O geógrafo destaca os dados da OMM (Organização Meteorológica Mundial), agência especializada das Nações Unidas para o estudo do estado e o comportamento da atmosfera da Terra, ao estudar o período entre os anos de 1850 e 2018, que apontam que a temperatura média do planeta está aproximadamente 1 ° C mais quente do que antes do processo de industrialização. Outro aspecto destacado pela OMM é que os vinte anos mais quentes (1850 – 2018) ocorreram nos últimos 22 anos. Os anos de 2016, 2017, 2015 e 2018 foram os mais quentes do período histórico.
MODIFICAÇÕES AO LONGO DO TEMPO
Do ponto de vista ambiental, o mundo passa por uma série de modificações, como a escassez da água e o aquecimento global. Gomes conta que a falta de água pode ser vista por dois fatores, o geográfico e o da degradação dos recursos hídricos.
Em algumas regiões, a escassez de água está associada às condições climáticas da região, como por exemplo, nos desertos, ou seja, é uma questão geográfica. Os principais prejuízos associados à distribuição irregular da água são as limitações para o desenvolvimento socioeconômico local e as disputas/conflitos territoriais.
No entanto, é a escassez de água causada pela degradação dos recursos hídricos que mais preocupa atualmente, principalmente no Brasil.
Em relação ao aquecimento global, Ele diz que as previsões do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) indicam mudanças catastróficas, com tendência de derretimento de geleiras, elevação do nível do mar, desertificação, extinção de espécies, emergência de doenças, prejuízos para agropecuária, entre outros.
IMPORTÂNCIA
Segundo ele, a consciência ecológica contribui diretamente para a participação e o exercício da cidadania, fundamental na construção de uma nova sociedade, mais justa e em harmonia com o ambiente e que uma população ecologicamente consciente muda os padrões de consumo, dispõe resíduo adequadamente e coopera para diminuição da poluição atmosférica.
DIA DA CONSCIÊNCIA
O dia da Consciência Ecológica é uma data comemorativa em tributo a Chico Mendes. Ele foi um líder seringueiro, sindicalista e ativista ambiental, assassinado em dezembro de 1988, por fazendeiros do Estado do Acre. A biografia de Chico Mendes é marcada pela luta da preservação da Floresta Amazônica.
Fonte: Folha da Região
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)