Adubo caseiro: aprenda como fazer e deixar as plantas saudáveis
Reviewed by MACAÚBA
on
terça-feira, setembro 11, 2018
Rating: 5
Adubo caseiro: aprenda como fazer e deixar as plantas saudáveis
terça-feira, setembro 11, 2018
Casca de banana e ovo, borra de café e outros alimentos que você tem em casa podem ser muito úteis na hora de cuidar do jardim
A razão das suas plantas não crescerem, florescerem ou se manterem firmes e fortes pode estar na falta de nutrientes no solo. Os adubos caseiros são uma ótima saída para aproveitar restos de comida que iriam para o lixo, como cascas de banana e ovo, e ainda deixar suas plantas muito mais bonitas! Lembrando que os adubos orgânicos são sempre bem-vindos, assim, você pode adubar sempre que achar necessário. Mas a orientação geral é usar o fertilizante a cada três meses.
A seguir, confira algumas dicas para fazer adubos caseiros e ter uma atitude sustentável em casa!
Casca de banana
Pode parar já de jogar as cascas de bananas fora, elas são ótimas para enriquecer o solo. "Para usar a banana como adubo, triture a casca e a polpa e enterre ao redor da planta. A banana é uma ótima fonte de potássio", ensina Gabriela Pileggi, paisagista à frente do Jardineiro Fiel. A parte interna da casca ainda pode ser utilizada para limpar e lustrar as folhas das plantas, deixando-as mais brilhantes. "Filodendros, alocasias e cactos são algumas espécies que são facilmente limpas com a casca da banana", diz Gabriela.
Casca de ovo
Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
Borra de café
Na verdade, será necessário fazer uma água com a borra do café. Gabriela indica diluir 100 g da borra (cerca de 3 colheres de sopa) em um litro d’água e deixar descansar por uma semana. Essa água, então, poderá ser colocada no borrifador ou pulverizador e aplicada sobre as folhas de uma planta, servindo como repelente, já que afasta pragas. Caso seja colocada em um regador, pode ser aplicada direto na terra, funcionando como fertilizante, uma vez que é rica em nitrogênio e carbono. Alerta: a borra do café não deve ser colocada diretamente na terra.
Cascas de vegetais
Cascas de abóbora, cenoura e batata, por exemplo, são ricas em vitaminas E e, se misturadas à terra, vão ajudar no crescimento saudável das plantas.
Leite
Sim, até o leite pode ser benéfico para as suas plantinhas. Dilua 100 ml de leite em 1 L de água. "Borrifando nas folhas, essa água com leite atuará como fungicida. O líquido possui vários sais e aminoácidos e seu uso torna as plantas mais resistentes e evita o aparecimento de bichos causadores de doenças. Se aplicada no substrato, servirá como fertilizante", explica Gabriela. O cálcio presente no leite deixará as folhas das plantas mais bonitas. "Depois de preparada a água de leite, use-a imediatamente e descarte a sobra", alerta.
Canela
O pó de canela misturado ao solo evita o surgimento de fungos nas plantas e acelera o enraizamento. "A especiaria também pode ser usada para curar ferimentos, basta colocar o pó sobre a parte machucada da planta", explica.
Fonte: Casa Vouge - Paisagismo
MACAÚBA
Portal dedicado à Macaúba. Aqui abordamos tudo sobre essa promissora espécie.
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)