Os agrotóxicos, também chamados de agroquímicos ou defensivos agrícolas são insumos utilizados para potencializar a produção na agricultura, e são aplicados sobre quase todo tipo de cultura agropecuária praticada em nosso país.
O seu manejo, aplicação e os produtos usados são objeto de estudos e análises, mas, ainda assim, a questão dos agrotóxicos envolve uma série de polêmicas políticas e técnicas em nosso país.
Para ajudar a solucionar estas questões, vamos aos fatos. Conheça mitos e verdades sobre os agrotóxicos que você precisa saber. Continue lendo.
Agrotóxicos fazem mal
Mito. Essa é uma questão bastante complexa, que precisa de uma profunda explicação. Entretanto, a forma como se retrata em alguns veículos de comunicação, como se os agroquímicos fossem verdadeiros venenos para os seres humanos: isso é um mito. Boa parte deste discurso está associado a interesses político-partidários.
Vamos aos fatos: um agrotóxico é um composto químico industrial usado para aplicação em culturas agrícolas.
Alguns deles são venenosos, mas projetados apenas para atingir as pragas que afetam a produção agropecuária, sem efeitos consideráveis para os seres humanos que consomem essas substâncias na dose adequada.
Aliás, nem todo composto agrícola é um veneno: alguns são usados como imunizadores ou fortificantes para a planta suportar condições climáticas ou repelir a ação de determinadas pragas, sejam elas insetos ou outros animais.
A questão é que existe uma profunda pesquisa técnico-científica por trás do uso de cada agrotóxico, estudando formas de o composto ser usado com o máximo de eficiência e o mínimo de impacto, tanto para a planta, como para os humanos ou animais que consomem este alimento.
Em doses desreguladas ou excessivas, os agrotóxicos podem sim fazer mal, bem como qualquer medicamento usado por seres humanos.
Enxergar o agrotóxico como um “remédio para plantas” é uma boa forma de encarar esse assunto.
É por isso que existem os estudos em tecnologia de aplicação fitossanitária.
O manejo adequado na aplicação dos agrotóxicos e a devolução correta das embalagens vazias evitar doses elevadas, bem como a contaminação de rios e mananciais.
Novas tecnologias, como a Internet das Coisas, estão chegando ao campo.
Agrotóxicos tornam os alimentos mais baratos
Verdade. O uso de defensivos agrícolas não é a única forma de se proteger a safra e obter uma produção de grande volume. Mas, sem dúvida, é a maneira mais eficiente e barata de consegui-lo.
Ora, se é mais barato para o produtor, também fica mais acessível ao consumidor final, em uma relação em que todos saem ganhando, pagando menos pelos alimentos de sua mesa.
Outras formas de se evitar pragas e manter a safra produtiva é realizar o manejo de pragas, controlar condições do ambiente (possível apenas em estufas) ou ainda usar animais para se alimentar apenas das pragas, técnicas caras, pouco comuns no país, e que só são viáveis em pequenas propriedades agrícolas, com produção limitada.
Isso explica porque alimentos orgânicos vendidos de forma isolada em supermercados ou lojas do ramo são tão caros e ficam longe da mesa do brasileiro comum.
Agrotóxicos e transgênicos não se misturam
Mito. Técnicas de transgenia e o uso de defensivos agrícolas podem sim ser combinados, cada um para um fim específico, ou para que ambos ajam juntos com uma finalidade comum.
Mais uma vez, é preciso ressaltar toda a pesquisa científica e técnica realizada antes que esse tipo de ação seja tomada sobre uma semente ou plantio: são estudadas todas as características destes insumos a fim de tornar sua produção segura e eficaz.
Até mesmo porque tanto para o uso de agroquímicos, como o uso de transgênicos, há regulamentações domésticas e internacionais que determinam como estas ferramentas de produtividade devem ser usadas.
Em caso de descumprimento, a produção pode se perder, ser interditada ou ter sua comercialização proibida para fora do país.
Os agroquímicos tornam a agricultura viável
Verdade. A população mundial é de cerca de 7 bilhões de pessoas. Produzir alimentos e commodities suficientes para todas estas pessoas não é tarefa fácil, e há um custo produtivo-ambiental em tudo isso.
Se hoje a produção agrícola brasileira representa um motor econômico para o país e consegue bater recorde atrás de recorde todos os anos em relação à produtividade, os agrotóxicos têm grande responsabilidade nisso.
E aí, este artigo te ajudou a desmistificar algumas das coisas que são ditas por aí a respeito dos agrotóxicos? Conte pra gente aqui embaixo nos comentários.
Fonte: Agrocomunica
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)