Robô retira ervas daninhas com o braço
Cientistas da Universidade de Sidnei, na Austrália estão desenvolvendo um robô para cultivar hortaliças que funciona com energia solar, segundo indica o serviço de notícia da Australian Broadcastin Corporation, a principal rede de televisão do país. Com o nome de “Ladybird”, o robô está se fazendo possível graças a um projeto que tem como orçamento um milhão de dólares australianos, aproximadamente R$ 2,7 milhões.
Através de suas câmeras, o robô analisa a umidade, realiza análise de solos, comprova os nutrientes das plantas, detecta a existência de pragas ou avisa da presença de ervas daninhas, entre outros parâmetros.
“Ladybird se centra na agricultura extensiva e está se alimentando mediante energia solar. Conta com uma série de sensores para detectar o crescimento das hortaliças e pragas, sejam vegetais ou animais”, indica o professor Salah Sukkarieh um dos líderes da pesquisa que levou a criação do robô. “Além disso, está equipado com um braço robótico para retirar ervas daninhas e também tem potencial para colher de forma autônoma”.
“O robô foi capaz de circular de forma totalmente autônoma entre as linhas e uma fila a outra, enquanto que compilava dados com os sensores. Os sensores incluem lasers, câmeras e câmeras hiperespectrais”, acrescenta o professor Sukkarieh. Salah Sukkarieh é professor de robótica e sistemas inteligentes na Faculdade de Engenharia e Tecnologia da Informação da Universidade de Sidnei.
Fonte: AgroLink
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)