Em breve, os motoristas só terão a opção de usar carros elétricos em Paris, enquanto as autoridades
da capital francesa anunciaram planos para remover todos os carros a gasolina e diesel até 2030.
“Trata-se de planejar a longo prazo com uma estratégia que reduza os gases de efeito estufa”, disse o oficial de transporte, Christophe Najdovski, à rádio France Info, de acordo com um relatório da Reuters. “O transporte é um dos principais produtores de gases de efeito estufa, então estamos planejando uma retirada de veículos com motor de combustão ou veículos de energia fóssil até 2030.”
Em uma declaração anunciando a transição para carros elétricos em Paris, os funcionários certificaram-se de esclarecer que a remoção de todos os outros tipos de carros até 2030 não deveria ser interpretada como uma proibição, mas uma “trajetória”. No entanto, eles não esclareceram quais (caso existirem) as penalidades enfrentadas por aqueles que não cumprirem o objetivo.
Enquanto as emissões de combustíveis fósseis afetam toda a França e, de fato, todo o planeta, Paris é um ponto alto para a poluição das partículas. Os funcionários da cidade são muitas vezes obrigados a proibir temporariamente os carros movidos a gasolina e a diesel em resposta a surtos de partículas.
O uso de apenas carros elétricos em Paris até 2030 é apenas um dos vários esforços anunciados pela França para diminuir o uso de combustíveis fósseis. Em 2040, o país espera não só proibir o uso exclusivo de carros alimentados a gasolina e diesel, mas também ter cessado a produção de todos os combustíveis fósseis.
A França não é a única nação que eliminou o uso de carros a gasolina e diesel. A Alemanha foi a primeira a anunciar planos para a proibição de motores de combustão para 2030, enquanto o Reino Unido pretende acabar com os veículos não elétricos até 2040. A China diz que está elaborando um cronograma para quando a produção e o uso de carros não elétricos cessarão, e a Índia espera que todos os carros novos vendidos no país sejam elétricos até 2030.
Os EUA ainda não fizeram quaisquer declarações sobre quando mudanças semelhantes poderiam ser feitas, mas o estado da Califórnia já está bem à frente. Recentemente, surgiram relatos de que os funcionários estavam estudando se uma proibição de carros não elétricos poderia ajudar o estado a atingir seus objetivos em relação às mudanças climáticas.
Os dias dos carros a gás e diesel estão aparentemente contados, e muitos governos parecem ansiosos para adotar uma abordagem proativa na transição. A verdadeira questão é saber quais as montadoras poderão manter-se e quais poderão emergir como líderes na era do carro elétrico.
Fonte: Climatologia Geografica
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)