Análise técnico-econômica de diferentes níveis da torta de macaúba em dietas para vacas leiteiras
terça-feira, dezembro 26, 2017
Ao considerar que as perspectivas futuras da valorização do preço do leite não acompanham a tendência de alta do preço dos insumos, a redução dos custos de produção pode ser uma alternativa para o produtor continuar na atividade de forma econômica, e a utilização de coprodutos pode reduzir os custos de alimentação, substituindo, em partes, os principais ingredientes utilizados tradicionalmente na dieta de animais em lactação (Souza et al., 2006), com destaque para aqueles obtidos na cadeia produtiva do biodiesel, como a torta da macaúba (TM) (Acrocomia aculeata). A TM é o coproduto da extração de óleo do fruto da macaúba e sua utilização vem sendo feita, sem avaliações de desempenho e de custo nas dietas de diferentes espécies de animais na região do Norte de Minas Gerais, local onde existe disponibilidade desse coproduto.
O presente artigo objetivou com este trabalho realizar uma análise técnico-econômica do uso de diferentes níveis de inclusão da torta da macaúba em substituição ao farelo de milho na dieta de vacas da raça Holandesa em lactação.
RESUMO: O preço do leite não acompanha a tendência de alta dos insumos e a redução dos custos de produção pode permitir a eficiência econômica da atividade leiteira. Dentro deste contexto, a utilização de coprodutos, pode ser alternativa para redução dos custos da alimentação e consequentemente os de produção. Objetivou-se analisar a inclusão de diferentes níveis da torta de macaúba, obtido na cadeia do biodiesel, na dieta total de vacas Holandesas, em lactação, em substituição ao farelo de milho. Foram utilizados oito animais com peso vivo médio de 480 kg e produção média de 25 kg de leite/dia, em dois quadrados latinos 4x4, sendo quatro níveis de inclusão da torta na matéria seca (0, 10, 20 e 30 %) e quatro períodos de 21 dias, 14 de adaptação e sete dias de avaliação. Os animais foram alimentados ad libitum, com silagem de milho e concentrado, confinados em baias individuais. Avaliou-se o consumo de matéria seca total, produção de leite, custos diários e o retorno econômico das dietas. A inclusão do coproduto reduziu o consumo de matéria seca total e produção de leite, entretanto, a taxa de retorno marginal com 10 % de inclusão do coproduto foi superior aos demais tratamentos, indicando que é uma alternativa técnica e economicamente viável em substituição ao farelo de milho na dieta de vacas leiteiras.
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)