MAPA estabelece estratégia para ampliar participação mundial até 2022
quinta-feira, agosto 03, 2017
Estratégia prevê incentivo à abertura de novos
destinos aos produtos do País. O Brasil é um dos grandes produtores
mundiais de alimentos, destacando-se, por exemplo, como exportador de
soja (grão e farelo), carnes (aves, bovina e suína), açúcar, café e
milho. No entanto, apenas cinco grupos de produtos concentram 82% das
exportações agropecuárias brasileiras
Estratégia prevê incentivo à abertura de novos destinos aos produtos do País.
O Brasil é um dos grandes produtores mundiais de alimentos, destacando-se, por exemplo, como exportador de soja (grão e farelo), carnes (aves, bovina e suína), açúcar, café e milho. No entanto, apenas cinco grupos de produtos concentram 82% das exportações agropecuárias brasileiras, que chegaram a US$ 71,5 bilhões em 2016.O setor agrícola representa, aproximadamente, 40% das exportações totais do País e cerca de 7% de participação no mercado mundial de produtos agropecuários. O grande desafio do governo é elevar esse índice para 10%.
Por isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF) estabeleceu uma estratégia para promoção do agronegócio brasileiro, por meio de política pública específica, durante o período de 2019 a 2022.
“Pela primeira vez, se propõe, no MAPA, a metodologia para o estabelecimento de política de médio prazo para otimizar as negociações agrícolas internacionais”, destaca o secretário da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Odilson Luiz Ribeiro e Silva.
O caminho para definir a estratégia terá contribuição dos setores público e privado para elaborar proposta de acesso a mercados, negociações não tarifárias e promoção dos produtos do agro brasileiro. A estratégia também deverá incentivar a abertura de novos mercados para os produtos brasileiros e consolidar a imagem do País como exportador de produtos de alta qualidade, inclusive ambiental, com base nos índices obtidos por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
“Na verdade, em vez de executarmos as ações com planejamento de curto prazo, teremos previsibilidade, a médio prazo, para propiciar maior sinergia com outras instituições públicas e privadas que atuam com objetivos semelhantes”, ressalta o secretário.
Espera-se ainda ampliar a participação de pequenas e médias empresas na exportação agropecuária brasileira.
Fonte: MAPA
Curta nossa página no Facebook!
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)