Os testes envolveram todo o material particulado e aerossóis liberados
pelo escapamento dos carros a diesel e a gasolina. [Imagem: S. M. Platt
et al. - 10.1038/s41598-017-03714-9]
Os carros a diesel mais modernos emitem menos poluição do que os carros a gasolina igualmente novos, garante um novo estudo realizado por especialistas de seis países.
E, escrevem eles, como o diesel hoje se tornou muito mais limpo do que antes, os reguladores ambientais devem concentrar cada vez mais o foco de sua atenção nos carros mais poluentes a gasolina e em outras fontes de poluição do ar.
A conclusão não vale para a maioria dos veículos a diesel mais antigos, que ainda não contavam com os avanços tecnológicos atuais e não se submetiam às novas legislações.
"O diesel tem uma má reputação porque você pode ver a poluição, mas na verdade é a poluição invisível que vem da dos carros a gasolina que é pior. O próximo passo deve ser focar na gasolina ou retirar de circulação os veículos a diesel mais antigos.
"Os veículos a diesel modernos adotaram novos padrões e agora estão muito limpos, de forma que a atenção precisa agora se voltar mais para a regulamentação dos motores a gasolina veiculares e não-veiculares. Esse é realmente o próximo alvo," disse o professor Patrick Hayes, da Universidade de Montreal, no Canadá, um dos coordenadores do estudo.
Material particulado carbonoso
A análise, feita por pesquisadores do Canadá, EUA, França, Itália, Suíça e Noruega, foi realizada a partir do chamado material particulado carbonoso emitido pelos canos de escapamento dos carros.
Essas partículas de carbono são compostas por carbono negro, aerossol orgânico primário e, especialmente, aerossol orgânico secundário, que é conhecido por conter espécies perigosas de oxigênio reativo e pode danificar o tecido pulmonar.
Nos últimos anos, os carros a diesel novos na Europa e na América do Norte foram obrigados a vir equipados com filtros de partículas diesel, que reduzem significativamente a poluição que eles emitem.
Nos laboratórios do Instituto Paul Scherrer, na Suíça, a equipe verificou que "os carros a gasolina emitiram em média 10 vezes mais material particulado carbonáceo a 22° C e 62 vezes mais a -7° C em comparação com os carros a diesel."
"O aumento das emissões a temperaturas mais baixas está relacionado ao efeito mais pronunciado da partida a frio," diz o relatório, quando um motor a gasolina é menos eficiente porque ainda não esquentou e seu conversor catalítico ainda não está operando.
Segundo Hayes, "esses resultados desafiam o paradigma existente de que os carros a diesel estão associados, em geral, com taxas de emissão de material particulado muito maiores, refletindo a eficácia" dos complementos dos motores, como os filtros de partículas diesel, na redução da poluição."
Fonte: Inovação e Tecnologia
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