O Ministério da Integração Nacional (MI) firmou convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para prática de ações ambientais pela revitalização de sub-bacias hidrográficas na região da bacia do rio São Francisco em Minas Gerais. A parceria vai até junho de 2019.
Nesse prazo, a programação garante a proteção de 450 nascentes e mais 643 quilômetros de matas ciliares e mata de topo, 40.436 bacias de captação de enxurrada construídas, 2.201 quilômetros de terraços implantados e adequação ambiental de 284 quilômetros de acessos vicinais.
O objetivo dos trabalhos é a preservação e a recuperação hidroambiental de 126 microbacias na porção mineira da bacia do São Francisco, destino de investimento federal que alcança R$ 30,2 milhões.
Futuro
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, informou que há planejamento para até 2026, da ordem de R$ 6,9 bilhões, em ações diversas de revitalização, com foco na recarga hídrica e para a qualidade da água. “Inclui universalização do esgoto tratado, abastecimento de água de qualidade e recuperação de nascentes", explicou.
A presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, ainda frisou: "Se o Nordeste Setentrional precisa receber água da transposição do São Francisco, Minas e Bahia têm que cuidar desse rico manancial, não só para produção, mas para o abastecimento da população do Nordeste brasileiro”.
Fonte: Brasil.gov
Curta nossa página no Facebook!
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)