Ar quente menos denso poderá se tornar um problema recorrente no meio do século
Estudos anteriores já haviam provado que o aquecimento global
estava contribuindo para tornar as viagens aéreas mais turbulentas.
Agora, um novo estudo publicado no Climatic Change (via The Verge) e
elabora que o aumento nas temperaturas irá afetar na capacidade dos
aviões de decolarem.
A pesquisa foi conduzida pela Nasa, pela Universidade de Columbia e
pelo Logistic Management Institute usando modelos dos aviões mais
populares em voos comerciais.
A conclusão foi que de 10 a 30% dos voos anuais realizados nos dias e horários mais quentes do ano precisarão reduzir o seu peso para conseguir sair do chão de 0.4 a 5%.
Claro que estes problemas não são para já. Segundo os pesquisadores, eles serão irreversíveis a partir do meio do século, piorando até 2100. E o problema não é difícil de compreender: quando o ar esquenta, ele se torna menos denso.
Portanto, quanto maior a temperatura do ar, maior a velocidade necessária para a decolagem. Daí a necessidade de ter aeronaves mais leves ou pistas mais longas. Segundo a pesquisa, tanto aviões pequenos quanto aviões de carga apresentaram os mesmos problemas.
Fonte: Mais Goiás
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A conclusão foi que de 10 a 30% dos voos anuais realizados nos dias e horários mais quentes do ano precisarão reduzir o seu peso para conseguir sair do chão de 0.4 a 5%.
Claro que estes problemas não são para já. Segundo os pesquisadores, eles serão irreversíveis a partir do meio do século, piorando até 2100. E o problema não é difícil de compreender: quando o ar esquenta, ele se torna menos denso.
Portanto, quanto maior a temperatura do ar, maior a velocidade necessária para a decolagem. Daí a necessidade de ter aeronaves mais leves ou pistas mais longas. Segundo a pesquisa, tanto aviões pequenos quanto aviões de carga apresentaram os mesmos problemas.
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