Um caminhão usando B20 evita em emissão de CO2 o equivalente a 105 árvores plantadas por ano
quinta-feira, maio 14, 2015
A conta foi feita pelo consultor técnico da Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene), Donato Aranda, que esteve presente no 6° Encontro Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas e Logística, no Rio de Janeiro-RJ, nesta quarta (13). Na palestra "Panorama do Biodiesel no Brasil", Aranda apresentou a competitividade de preço do biodiesel em relação ao diesel fóssil alcançada em 2015, além das vantagens ambientais do combustível renovável.
"Um dado relevante é o consumo médio de 35 mil litros de diesel/caminhão por ano. Isso permite calcular que cada caminhão abastecido com B20 representa um total de 14 toneladas de emissões de CO2 /ano evitadas. Esse mesmo valor, transformado em plantios de árvores, significa 105 árvores plantadas por ano para cada caminhão abastecido com B20", explicou Aranda.
O uso de 20% de biodiesel no diesel (B20) que abastece ônibus e caminhões vem sendo incentivado pela Ubrabio, pois tem ações efetivas na melhoria da qualidade do meio ambiente. Além de reduzir as emissões de CO2, o biodiesel é isento de enxofre (S), poluente que agrava o quadro de doenças respiratórias.
Atualmente, todo o diesel fóssil terrestre comercializado no Brasil conta com a mistura de 7% de biodiesel em atendimento à Lei 13.033/2014. Com os crescentes aumentos no preço do diesel fóssil e previsão de aumento da dependência do óleo importado, o biodiesel vem se mostrando cada vez mais vantajoso também do ponto de vista econômico. Hoje, o biocombustível já é mais barato que o diesel fóssil em várias regiões do país.
De acordo com Aranda, os associados do Sindicarga-RJ demonstraram grande interesse pelo uso de B20 e o Sindicarga-RJ pretende enviar representante para participar do Seminário B20 Metropolitano - Mobilidade Sustentável para as Cidades Brasileiras, que acontece em Brasília, no dia 21 de maio.
O 6° Encontro Nacional do Transportador Rodoviário de Cargas e Logística foi organizado pelo Sindicarga-RJ e também teve como palestrantes representantes da Mercedes Benz, MAN-Volkswagen, BR Distribuidora, e os deputados estaduais do Rio de Janeiro Paulo Ramos (PSOL) e André Ceciliano (PT), entre outros.
Fonte: Ubrabio - retirado de Biomercado
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)