Vídeo: Setor de higiene, perfumaria e cosméticos faturou R$ 101 bi em 2014
quinta-feira, abril 09, 2015
Setor de cosméticos se mostra promissor; A produção de cosméticos a partir da macaúba é beneficiada por sua capacidade de penetração no fio mais rápida.
Para assistir a reportagem do Programa Conta Corrente, clique aqui.
O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos ligados à beleza. Nem mesmo a alta do dólar e dos novos impostos que vêm por aí para o setor desanimam os empresários que investem nesse segmento bilionário.
A alta do dólar já começou a influenciar no mercado da beleza. Em média, 80% das matérias-primas usadas nos cosméticos fabricados no Brasil são importadas, mas o preço mais salgado de alguns produtos não desanimou o mercado, que cresce em média 10% ao ano. Uma feira do setor em São Paulo atraiu mais de 110 mil visitantes.
Mais de 950 expositores mostraram novidades, como uma limpeza de pele com lâminas de ouro ou uma maleta que abre e vira um camarim. Compradores para esses produtos não faltam. Segundo o Sebrae, por mês 7 mil novos salões são abertos no país.
A indústria da beleza emprega hoje no Brasil 4,8 milhões de pessoas. Oitenta por cento dessas vagas são ocupadas por mulheres, mas é só dar uma voltinha na feira para ver que os homens estão ganhando cada vez mais espaço.
O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor do setor de beleza do mundo, atrás só dos Estados Unidos e China, mas o presidente da associação que representa o setor se preocupa com o futuro. Ele diz que a extensão do IPI para distribuidores interdependentes pode gerar grandes perdas.
Apesar da previsão negativa, não faltam empresários que veem no mercado brasileiro muito potencial. O faturamento do setor no ano no passado foi de R$ 101 bilhões, 1,8% por cento do PIB nacional.
Fonte: G1
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)