Macaúba atrai atenção de pesquisadores e instituições holandesas
segunda-feira, abril 27, 2015
A versatilidade da Macaúba tem chamado cada vez mais a atenção de pesquisadores e instituições estrangeiras. Com isso, a Acrotech recebeu em sua sede, em Viçosa (MG), uma comitiva composta por cientistas holandeses, representantes da Delft University of Technology (TUDelft), da Fundação BE-BASIC, da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e da Gol Linhas Aéreas Inteligentes. O evento possibilitou a troca de conhecimento entre os visitantes e a Acrotech, que apresentou sua tecnologia de produção de mudas da espécie e o projeto de melhoramento genético da palmeira.
A Doutora Solange I. Mussatto, Professora da TUDelft e especialista na área de conversão de biomassa e biorefinaria, destacou a capacidade que a Macaúba possui para produção de Bioquerosene para a aviação. Lembrou ainda que este setor emite o equivalente a 3% de poluentes dos 12% totais advindos dos meios de transportes, necessitando de fontes renováveis viáveis para substituir o combustível fóssil.
– A Macaúba apresenta grande potencial para utilização no mercado de bioenergia, incluindo a produção de biodiesel, bioquerosene de aviação e carvão ativado. [...] Ao usar combustíveis produzidos a partir de recursos renováveis, diminui-se a necessidade de utilização do petróleo e pode-se atingir assim um mercado mais estável. A expectativa da TUDelft com a Macaúba vem principalmente do fato de poder desenvolver uma tecnologia para a produção de biojetfuel a partir desta matéria-prima, de forma a substituir os combustíveis fósseis e diminuir as emissões de carbono na atmosfera. – explica Solange.
O forte apelo sustentável que a cultura possui é outro ponto positivo, segundo Solange. A possibilidade de se utilizar todas as partes da palmeira também se torna interessante para a indústria química, de alimentos e cosméticos. Esta versatilidade estimula o desenvolvimento sustentável da região, trazendo benefícios para a população e o meio ambiente.
– Neste sentido, o trabalho que a Acrotech vem desenvolvendo na área de Pesquisa e Desenvolvimento, desde a produção de sementes e mudas, melhoramento genético, produtividade e qualidade de frutos, entre outros, torna-se essencial para se obter matéria-prima de excelente qualidade e produtividade para aplicação nestes setores industriais. A Acrotech detém todos os conhecimentos requeridos para dar o suporte necessário para a utilização da Macaúba em grande escala.– Completa a Professora da TUDelft.
Além de Solange I. Mussatto, também participaram do evento:
- Luuk Van Der Wielen, Professor Doutor na TUDelft;
- Patricia Osseweijer, Professora da Fundação Imagine
- Catarina Marciano Alves, da área de Bioprocesso da TUDelt
- Cmdte Pedro Scorza, Diretor de Bioquerosene Gol Linhas Aéreas e Ubrabio;
- Eng. Thamar Akim, Diretor da Altitude Engenharia;
- Tony Dragan, Diretor da PG Mídia;
- Mike Lu, Consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Para o Diretor Comercial da Acrotech, Felipe Morbi, a visita demonstra o enorme potencial da Macaúba. “O Mundo todo está à procura de soluções para a crescente demanda por energia e alimento, produzidos com grande foco na sustentabilidade, a Macaúba consegue, ao mesmo tempo, atender a essas três demandas globais” – disse Felipe.
________________________
Por Mateus Dias (Acrotech)
Fonte: Acrotech
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)