A Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), leva à 22ª edição da Agrishow alternativa para aumentar produção de carne e diversificar renda do produtor rural, o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). A tecnologia é indicada pela Embrapa para aumentar a produtividade sem aumento de área e, ainda, reduzir a emissão de gases
do efeito estufa.
Ao incluir florestas, o pecuarista tem uma fonte de renda a mais com a venda da madeira, por exemplo, além de proporcionar sombra aos animais. É uma boa maneira também para recuperação de pastagens degradadas e proteção do solo do impacto direto da chuva.
As pesquisas sobre sistemas silvipastoris, desenvolvidas na Embrapa Pecuária Sudeste, visam proporcionar maior bem-estar animal, vantagens ambientais e melhor produção por unidade ou por área.
O Sistema
A integração lavoura-pecuária-floresta envolve a produção de grãos, de fibras, de madeira, de energia, de leite ou de carne na mesma área, em plantios em rotação, consorciação ou sucessão.
O sistema funciona basicamente com o plantio, durante o verão, de culturas agrícolas anuais (arroz, feijão, milho, soja ou sorgo) associadas a espécies forrageiras (Brachiaria ou Panicum). Árvores também são incorporadas ao sistema.
Vários modelos de ILPF já são utilizados. Não existe um modelo único que funcione em todas as situações. Por isso, é importante que o produtor conheça as possibilidades e que busque a melhor alternativa para sua realidade.
A Embrapa Pecuária Sudeste tem pesquisas com sistemas de integração desde 2005 e os primeiros resultados econômicos do iLPF devem ser divulgados este ano.
Gisele Rosso (MTb/3091)
Embrapa Pecuária Sudeste
pecuaria-sudeste.imprensa@embrapa.br
Telefone: (16) 3411 5625
Embrapa Pecuária Sudeste
pecuaria-sudeste.imprensa@embrapa.br
Telefone: (16) 3411 5625
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
Fonte: Embrapa
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)