Variabilidade fenotípica de acrocomia aculeata (jacq.) lodd. ex mart. estimada por meio de descritores morfológicos qualitativos
quinta-feira, novembro 13, 2014
Artigo publicado nos anais do Congresso Brasileiro de Macaúba, em 2013.
Thais Roseli Corrêa; Sérgio Y. Motoike; Fabiana Silva de Souza ; Carlos Nick; Sara Morra Coser
INTRODUÇÃO
Palmeira arborescente amplamente distribuída nas Américas tropical e subtropical, a macaúba Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Mart., é considerada matéria-prima com grande potencial para produção de energia renovável, de produtos alimentícios, indústria de cosméticos, dentre outros. Face à suas potencialidades, o melhoramento da espécie torna-se imprescindível para o desenvolvimento de cultivares elites, aptas ao cultivo comercial. Para tanto, é indispensável à identificação e resgate da variabilidade genética nos maciços naturais, bem como a sua conservação em bancos de germoplasma (MANFIO et al., 2012).
Uma vez coletados e armazenados em bancos de germoplasma, os acessos necessitam de ser caracterizados e avaliados para disponibilizar aos melhoristas as características peculiares de cada acesso bem como suas aptidões. Nestas atividades, são utilizados descritores qualitativos e quantitativos. Os primeiros, denominados dados de passaporte, têm como objetivo principal a identificação de cada acesso nos bancos de germoplasma.
Os descritores qualitativos utilizados para este fim são aplicados por meio de atividades de caracterização de germoplasma e tem como finalidade prover informações a respeito de certos caracteres, que são úteis aos programas de melhoramento. A caracterização deve considerar características que apresentem pouca interação genótipo x ambiente, com alta herdabilidade e de fácil mensuração. Atividades de caracterização devem ser realizadas sistematicamente no banco de germoplasma, para que os acessos conservados sejam bem descritos.
Diante do exposto e considerando a importância das atividades de caracterização de acessos conservados em bancos de germoplasma, o presente estudo objetivou descrever por meio de descritores morfológicos qualitativos de progênies de macaúba conservados no Banco Ativo de Germoplasma de Macaúba - UFV.
Confira mais detalhes a seguir.
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)