Uniformidade de maturação dos frutos no cacho de macaúbas nativas do pantanal e cerrado
terça-feira, novembro 11, 2014
Artigo publicado nos anais do Congresso Brasileiro de Macaúba, em 2013.
Crissia Fernanda Tapeti; Simone Palma Favaro; Renato Roscoe; Fabio Galvani
Crissia Fernanda Tapeti; Simone Palma Favaro; Renato Roscoe; Fabio Galvani
INTRODUÇÃO
A macaúba (Acrocomia aculeata) é uma palmeira de ocorrência natural no Estado de Mato Grosso do Sul, onde é encontrada tanto na região do Pantanal quanto na região Peri-Pantaneira e no Planalto. Nestas regiões, a macaúba está inserida na cultura local, fazendo parte da tradição indígena e das populações rurais. No entanto, devido ao potencial desta planta como fonte de óleo vegetal, diversos trabalhos têm sido conduzidos para atender as demandas dos setores de biocombustível e alimentício.
CICONINI et al (2013) relataram que no bioma Cerrado, macrorregião de Campo Grande e Aquidauana no MS, o fruto maduro pode apresentar até 50% de umidade, pesando 34 g quando úmido e é composto de quatro partes distintas: 19,6% de casca externa (epicarpo), 46,9% de massa oleosa (mesocarpo), 28,2% casca lenhosa do endocarpo e 5,2% amêndoa oleosa. Porém, no Bioma Pantanal, macrorregião de Corumbá e Aquidauana no MS, o fruto possui 57% de umidade, pesando 17g quando úmido e composto por 17,9% de epicarpo, 51,3% de mesocarpo, 23,3% de endocarpo e 6,7 de amêndoa.
Por outro lado, o procedimento para colheita dos frutos é um dos principais desafios tecnológicos a ser estabelecido para a exploração em larga escala desta espécie. Os frutos quando maduros, diferentemente da palma de óleo (Elaeis guinensis), desprendem-se naturalmente do cacho, iniciando da parte distal em direção à proximal. Em razão desta observação empírica, a obtenção dos frutos de macaúba tem sido realizada colhendo-os já caídos no chão. O contato com o solo expõem os frutos à umidade e à contaminação microbiana, o que provoca rápida degradação dos frutos com perdas quantitativas e qualitativas, sobretudo, no óleo da polpa. Entretanto, estudos sobre a uniformidade de maturação no cacho, que poderiam conduzir a uma colheita mais racional, ainda são incipientes para esta espécie. No caso da palma de óleo o cacho inteiro é retirado numa única operação, facilitando a operacionalização desta etapa. Desta maneira, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a uniformidade de maturação dos frutos no cacho em macaúbas de ocorrência natural nos biomas Pantanal e Cerrado.
Confira mais detalhes a seguir.
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)