Teores foliares de macronutrientes primários da macaúba (Acrocomia aculeata ( jacq. ) lodd . ex mart.) sob diferentes doses pós-plantio de nitrogênio, fósforo e potássio
quarta-feira, novembro 05, 2014
Artigo publicado nos anais do Congresso Brasileiro de Macaúba, em 2013.
Cícero Monti Teixeira; Alex Teixeira Andrade; José Mauro Valente Paes; João Paulo dos Reis Andrade; Sérgio Yoshimitsu Motoike; Leonardo Duarte Pimentel
INTRODUÇÃO
Dentre diversas oleaginosas com potencial no programas de produção e uso do biodiesel, a macaúba (Acrocomia aculeata) destaca-se por apresentar diversas várias características positivas, como alta produtividade de óleo; rusticidade; ampla adaptabilidade; possibilidade de cultivo em pequenas propriedades; por ser cultura perene, com possibilidade de cultivo em Sistema Agrossilvopastoril e créditos de carbono; produtos de óleo e coprodutos (tortas) sem toxina, dentre outros. Como desvantagem o fato de a cultura não estar-se totalmente domesticada (PIMENTEL et al ., 2011).
Diante disto, uma 1a Aproximação para Minas Gerais foi desenvolvida adaptando-se a recomendação de adubação da Elaeis guineenses Jacq. (PIMENTEL et al ., 2011). Porém, ainda são necessários estudos complementares para maiores esclarecimentos sobre as exigências nutricionais da cultura.
Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência nos teores foliares de N, P e K, em Acrocomia aculeata, no primeiro ano de crescimento, com diferentes doses de nitrogênio, fósforo e potássio, após o plantio, divididos em três aplicações durante a estação chuvosa, em Minas Gerais.
Confira mais detalhes a seguir.
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)