Teores foliares de macro e micronutrientes na sob diferentes doses de adubação com nitrogênio e potássio
terça-feira, novembro 04, 2014
Artigo publicado nos anais do Congresso Brasileiro de Macaúba, em 2013.
Rafael Carlos dos Santos; Sérgio Yoshimitsu Motoike; Francisco de Assis Lopes; Fabiana Silva De Souza; Leonardo Duarte Pimentel
INTRODUÇÃO
Atualmente, a macaúba tem se destacado no cenário das culturas oleaginosas de potencial bioenergético devido a alguns fatores como a elevada produtividade e elevado teor e qualidade do óleo produzido. Somam-se ainda, o fato de a cultura apresentar um elevado valor agregado dos coprodutos e uma ampla distribuição geográfica, podendo ser encontrada em praticamente todas as regiões brasileiras, indicando boa aptidão agrícola para as regiões de clima tropical (MOTOIKE et al., 2013).
Todavia, apesar das vantagens eminentes, a exploração da cultura ainda ocorre de forma extrativista, não sendo encontradas informações consistentes que subsidiem o cultivo em escala comercial. Contudo, atualmente diversos estudos vêm sendo desenvolvidos buscando desvendar os diferentes aspectos do cultivo da macaúba. Dentre estes aspectos, os relacionados à nutrição mineral da cultura são ainda pouco conhecidos, sobretudo a resposta da planta e a recomendação de adubação nos diferentes estágios do ciclo produtivo.
Desta forma este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da adubação com N e K sobre os teores foliares de nutrientes de três genótipos de macaúba.
Confira mais detalhes a seguir.
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)