Preservação e uso sustentável das florestas marcam abertura de Simpósio sobre inventários florestais
quarta-feira, novembro 12, 2014
Os temas preservação e uso sustentável das florestas permearam as discussões da abertura oficial do III Simpósio Nacional de Inventário Florestal, realizada na noite desta segunda-feira (10/11) em Manaus (AM), no Centro de Convenções Studio 5. O evento, promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Embrapa, se estende até esta quarta-feira (12/11), e conta com os principais especialistas do Brasil sobre o tema, além de pesquisadores de diversos países, como Angola, Estados Unidos, Equador, Itália, Paraguai e Uruguai.
Durante a abertura, o diretor de Pesquisa e Informações Florestais do SFB, Joberto Veloso de Freitas, destacou a importância do evento, que chega à sua terceira edição com o objetivo de promover a troca de experiências sobre a implementação de inventários florestais, especialmente aquelas relativas à execução do Inventário Florestal Nacional (IFN Brasil).
Freitas também fez uma reflexão sobre o uso das florestas e a relevância do IFN. "Esse evento tem se demonstrado muito importante, pela possibilidade de conversarmos sobre temas fundamentais, como o uso das florestas, que devem ser compreendidas em um contexto mais amplo, que envolva as pessoas que estão na floresta, elementos como a água e a biodiversidade, entre outros. Nesse sentido, o Inventário pode oferecer alternativas para os governos sobre que medidas podem ser tomadas para valorizar as florestas, com base no que as florestas nos mostram", disse.
O chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Brum Rossi, destacou como grande desafio a utilização das informações do Inventário de forma pragmática e de maneira a contribuir para o desenvolvimento sustentável, com o uso ambientalmente correto dos recursos florestais e geração de renda ao homem que vive na floresta.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Camila Amaral, destacou o IFN como instrumento importante para obtenção de informações que ajudem no combate ao desmatamento. "Nós precisamos manter a frente de combate ao desmatamento nas áreas de maior pressão, que estão no sul do Amazonas e na região metropolitana, e é exatamente nessas áreas que o SFB tem o compromisso de levantamento de informações para o Inventário Florestal Nacional", disse.
A mesa da abertura oficial também contou com a presenta do diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Neliton Marques; do representante do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Moacir Campos; e do representante da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas, Jardel Luzeiro.
IFN Brasil
O IFN Brasil é um levantamento sistemático de informações sobre as florestas do país. É realizado mediante o envio de equipes a campo, que coletam dados sobre as florestas nos diferentes biomas brasileiros. Essas informações, no futuro, darão uma visão geral sobre esses recursos em diversos aspectos, como produção, biodiversidade, mudanças do clima e aspectos socioambientais decorrentes do uso dos recursos florestais pelas populações locais.
Atualmente o IFN Brasil está com equipes em campo em dez Estados. A expectativa é que o levantamento comece no Amazonas em 2015. A cobertura total do país deve se dar até 2017, conforme perspectiva do diretor de Pesquisa e Informações Florestais do SFB.
Visita a Ufam e Inpa
No último dia do Simpósio, na quarta-feira, acontece uma visita à floresta do campus da Ufam, onde será demonstrada na prática a metodologia que vem sendo aplicada na execução do IFN Brasil. Também será feita uma visita técnica ao herbário do Inpa.
O III Simpósio Nacional de Inventário Florestal conta com o apoio do Inpa, Ufam, Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas.
Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Amazônia Ocidental
amazonia-ocidental.imprensa@embrapa.br
Telefone: (92) 3303 7852
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)