Representantes de instituições públicas dos governos Federal e Estadual, ONGs, bancos, entidades representativas de segmentos diversos da sociedade civil, de produtores rurais e de agricultores familiares estão reunidos desde terça-feira (04) em uma oficina para elaborar o escopo o escopo do Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) do Estado do Piauí. A abertura do evento aconteceu na Superintendência Federal de Agricultura no Piauí (SFA-PI) e o restante da programação acontece até sexta-feira (07/11) na Embrapa Meio-Norte.
Durante a oficina pretende-se identificar e analisar a realidade do Estado do Piauí no que diz respeito às práticas agropecuárias adotadas que promovem a emissão de gases de efeito estufa (GEE); esboçar o Plano Estadual de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) elaborado de forma participativa e firmar o compromisso formal do Estado do Piauí visando contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa oriundas das atividades agropecuárias.
Na primeira fase da oficina ocorreu o nivelamento de conhecimento sobre o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (MAPA). Em seguida, foram apresentados esclarecimentos para a utilização de ferramentas conceituais e práticas do método Gestão por Resultados.
Dando continuidade à programação foram realizadas análises e proposições em grupos; apresentações e validação dos trabalhos grupais em plenárias e ao final será elaborado o quadro lógico do Plano ABC e discussão em plenária da natureza de documento que formaliza o compromisso dos entes públicos e entidades da sociedade civil para o desenvolvimento do Plano ABC no Piaui.
Ao final do evento o grupo deverá ter elaborado o Plano Gestor Estadual que será responsável por organizar o planejamento das ações, de 2015 a 2020, para adoção de tecnologias sustentáveis de produção, estabelecendo metas, cronogramas e estratégias de aplicação dos recursos.
Eugênia Ribeiro (MTb 1091 / PI)
Meio-Norte
meio-norte.imprensa@embrapa.br
Telefone: 86 – 3198-0641
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Fonte: Embrapa
0 comentários
Agradecemos seu comentário! Volte sempre :)