Renata Gomes De Brito Mariano; Bruno Ferreira Primo; Sonia Couri; Suely Pereira Freitas
INTRODUÇÃO
A macaúba é considerada uma matéria-prima promissora para a obtenção de óleos vegetais, já que possui alto teor de óleo na polpa (60 a 70%, em base seca) e na castanha (40 a 50%, em base seca), além de sua alta produtividade em relação aos óleos comerciais (commodities).
O óleo da castanha da macaúba é composto principalmente por ácidos graxos saturados (aproximadamente 70% do total), em especial o ácido láurico, que conferem ao óleo um maior ponto de fusão e uma maior estabilidade. O segundo ácido graxo majoritário no óleo da castanha da macaúba é o ácido oléico. Quando cuidadosamente extraído, o óleo da castanha pode apresentar qualidades e características de acidez e transparência semelhantes às dos óleos refinados industrialmente (LORENZI, 2006).
O processo de fracionamento a seco é baseado nas diferenças dos pontos de fusão dos triglicerídeos e seus derivados: diglicerídeos e monoglicerídeos. Trata-se de um processo termomecânico de separação no qual os triglicerídeos de alto e baixo ponto de fusão são separados pela cristalização parcial, seguido de uma etapa de separação.
O fracionamento a seco é tradicionalmente aplicado no processamento do óleo de palma. Milhões de toneladas deste óleo são fracionados anualmente em estearina e oleína de palma. O processo é também aplicado no fracionamento de gorduras, inclusive sebo de boi, banha e gordura de leite (ZALIHA et. al., 2004). O fracionamento a seco é o processo mais simples e de menor custo de cristalização, sendo conhecido como tecnologia “natural”. Com o objetivo de concentrar as frações mais saturadas do óleo da castanha da macaúba, o fracionamento a seco do óleo bruto, filtrado, foi conduzido entre 15 °C e 20 °C.
Confira mais detalhes a seguir.
3 comentários
a foto que aparece na reportagem não é macauba ou bocaiuva
ResponderExcluirVerdade! Agradecemos a sua observação e participação, Carlos!
ExcluirContinue navegando por aqui e sinta-se a vontade para comentar e compartilhar nossas postagens.
Abraço!
Ah, corrigimos e colocamos uma foto com qualidade e tamanho melhores!
ResponderExcluirAgradecemos seu comentário! Volte sempre :)